Geografia, perguntado por Erivald, 10 meses atrás

se eu moro no Rio grande do norte qual é o tipo de relevo?

Soluções para a tarefa

Respondido por walquiria23456
1

Resposta:

Relevo e Tipos de Solo:

O relevo do Rio Grande do Norte é constituído em grande parte por planícies, região litorânea, e planaltos e depressões, nas áreas interioranas.

Assim, cerca de 60 por cento do seu território aponta altitudes abaixo de 200m e 83 por cento inferior a 300m.

Na região litorânea

Explicação:encontram-se as planícies costeiras, com a presença de dunas e de praias entre o mar e os chamados tabuleiros costeiros.

Constituído de argila, a unidade geoambiental apresenta relevo que varia entre as falésias e vales estreitos. Geralmente, o solo dessa região é pobre e não possui grande capacidade para armazenar água.

Em relação ás planícies fluviais , as mesmas estão situadas ás margens dos rios e apresentam terrenos planos e baixos.

Situada após os tabuleiros costeiros, a Chapada  da Serra Verde é caracterizada por terras planas com leve elevação. Posteriormente, tem-se o Planalto do Borborema, estendendo-se para outros  estados como Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Destaca-se também como relevo do Rio Grande do Norte:

Chapada de Apodi: presente na região centro-oeste do estado, tem como característica principal os terrenos de maior altitude próximos aos rios Açu, Apodi, Mossoró e Piranhas;

Serra do Coqueiro: situada ao extremo norte do estado, é considerado o ponto mais alto do estado, com uma altitude de 868 acima do nível do mar.

Depressão Sertaneja- São Francisco: localizada depois do Planalto de Borborema, é formada principalmente por terrenos baixos;

Em se tratando do solo, a superfície do território potiguar varia para cada região. Nos espaços litorâneos, os latossolos do tipo vermelho amarelo, pobres em matéria orgânica, ácidos e bem drenados predominam.Há também a presença dos neossolos, formados por regossolos, solos aluviais, litólicos, areias quartzosas e não hidromórficos, sobretudo ás margens dos rios.

Na parte centro-sul, o destaque é o luvissolo, solo de baixa profundidade, acidez moderada, rico em nutrientes e ondulado.

Outros tipos de solos comuns na região são: agrissolos (baixo teor de matéria orgânica e bastante drenados), os chernossolos (presença de teor alcalino e drenagem imperfeita e moderada, cambissolos (constituídos por rochas, apresentam profundidade variável e eutrófica)

Espero ter ajudado

Respondido por cassie78
2

Resposta:

Planície litorânea, Planalto no Sul, depressões em grande parte do restante do território.

Explicação:

Perguntas interessantes