Se eu lançar um disco na horizontal considerando a força de atrito e resistência do ar, vou poder dizer que P+EC-FAT=FR?
Se não, como eu poderia reescrever isso?
Ps: Não é uma questão, é só pra saber se meu raciocínio quanto a isso está correto.
Soluções para a tarefa
Resposta: Eu descreveria desta forma
- Onde Fat= é o atrito entre o ar e o lançamento horizontal continuo
- Fa = força de atrito constante
- F=força de tração do disco
- P=peso constante do disco
- V=0
- N=força normal
Explicação:
"Quando um corpo se movimenta em contato com um líquido ou um gás, esses meios aplicam forças que se opõem ao movimento.
Para corpos que se movimentam no ar, a força de resistência que o ar aplicará sobre eles é dada por:
- .
Fr = força de resistência do ar (N).
k = constante que depende do formato do corpo e da área de seção transversal do corpo, sendo essa perpendicular à direção do movimento (N.s²/m²).
v = velocidade (m/s)
"
A força de atrito depende diretamente das superfícies em contato. Assim, existem valores predeterminados para indicar os coeficientes de atrito entre duas superfícies.
O coeficiente de atrito é um número adimensional (não tem unidade de medida) e vale entre 0 e 1. Quanto maior a rugosidade (asperidade) entre as superfícies em contato, maior o coeficiente de atrito. Aparecem como coeficiente de atrito estático ou coeficiente de atrito dinâmico , dependendo em que condições o valor foi determinado.
E também a força de atrito depende, diretamente, da força normal de apoio (N). Quando o corpo está apoiado num plano horizontal a N = P. E quando está apoiado num plano inclinado, N = Py
Então, podemos dizer que
ESTAS 2 FORMULAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA SE COMPREENDER ORESULTADO DESCRITO NA RESPOSTA
este foi o meu entendimento sobre