Sociologia, perguntado por gabrielpaypal01, 11 meses atrás

“Se devessem prevalecer os cidadãos passivos, os governantes acabariam por transformar seus súditos num bando de ovelhas dedicadas tão somente a pastar o capim uma ao lado da outra (e a não reclamar, acrescento eu, nem mesmo quando o capim é escasso).” (Norberto Bobbio) De acordo com esse pensamento, podemos afirmar que: A) A cidadania deve ser exercida apenas quando nos sentimos afetados pelo autoritarismo do poder público. B) A cidadania deve ser passiva, pois ela depende do pasto que é dado às ovelhas. C) A cidadania deve ser ativa, ou seja, o indivíduo deve cobrar, propor e pressionar o tempo todo. D) A cidadania não fica ameaçada diante dessa passividade, já que ela é mínima.

Soluções para a tarefa

Respondido por nathaliaalvesnascime
128

Resposta:

Letra C

O texto faz uma crítica ao cidadão que se faz passivo e não luta por seus direitos, por isso é importante cobrar por sua dignidade como cidadão.


patriciacostadasilva: obrigado pela ajuda
Respondido por larissamagrani
16

Norberto Bobbio defende a democracia e a participação coletiva, pois estabelece que o poder vem do povo, sendo a opção correta a letra C.

Para Norberto Bobbio, grupos representativos são essenciais na instauração e na preservação de uma sociedade política voltada à democracia e à participação coletiva.

Assim, como não há possibilidade de voto direto, tendo em vista a complexidade da sociedade atual, relações políticas são necessárias para se estabelecer normas e leis em prol de todos.

Segundo Bobbio, o que gera o vínculo com determinado país são os direitos e deveres garantidos pela legislação local, assegurando o processo de cidadania na sociedade e estabelecendo, na prática, o Estado Democrático de Direito.

Bobbio diz, ainda, que o Direito é um conjunto de regras que estipulam o modo de agir humano e o ordena. Tem como pressuposto a ordem e a disciplina que apaziguam conflitos para gerar, assim, a paz social.

 

Para o filósofo italiano, direitos humanos são naturais aos homens e às mulheres e dizem respeito a todos. Por isso, são direitos isonômicos. Assim, eles são direcionados a todos, sem restrição, e partem do fundamento da dignidade da pessoa humana e dos seus direitos sociais.

Link: brainly.com.br/tarefa/2163353

Anexos:
Perguntas interessantes