''Se Deus está morto, então tudo é permitido''. Usando essa frase de Fiódor Dosteoievsky como referencia, faça uma crítica ao pluralismo moral da sociedade atual. (Favor resumir em menos de 5 Linhas para caber na apostila)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pluralismo moral concebe em sua essência o relativismo ético, que por sua vez condiciona as "virtudes" morais da sociedade a uma perspectiva subjetiva e pragmática. Sendo assim, com a morte de Deus, morre também valores morais objetivos que se assentam numa referencia moral absoluta, dando margem a preferência pessoal sobre o que realmente certo ou errado.
Explicação:
Essa fraseologia formulada pelo poeta russo Dosteoievski, foi uma crítica indireta ao postulado do filosofo alemão Friedrich Nietzsche que afirmou que "Deus está morto". O sentido da frase unilateralmente entendida é que o ente Deus está literalmente morto, mas Nietzsche não acreditava na existência de Deus - quando ele diz que "Deus está morto" ele quis dizer que toda forma de cresça que atribui significado a realidade tal como ela é, não passa de uma falácia infundada; porque o homem traduz a existência de acordo com o seu instinto natural de sobrevivência, do qual é partilhado por todos os seres vivos. Portanto o filosofo alemão entendia que Deus era produto do homem e ferramenta que proporcionava a destruição e o controle do mais franco em detrimento à sobrevivência do mais forte; como reza o dogma da teoria da evolução.
Espero ter ajudado.
Fiódor Dosteoievsky usa a frase ''Se Deus está morto, então tudo é permitido'', como uma forma de abordar o relativismo moral.
Relativismo moral
A moral para a filosofia é um conjunto de normas e regras que estabelecem o que é bom ou mau, correto ou incorreto dentro de uma sociedade. Para os teístas (Quem crê na figura de um Criador transcendente) Deus seria a base moral de todo o conjunto ético que existe no mundo.
No entanto, a filosofia moderna não aceita essa conclusão e por isso abraça um relativismo moral, o qual afirma que a origem da moral está no próprio desenvolvimento do homem e não em Deus. Fiódor Dosteoievsky diz que se Deus não existe, a base objetiva para afirmarmos que algo é bom ou não cai por terra.
Pois sem um padrão objetivo para afirmarmos isso, toda ação humana cai em um subjetivismo moral e não em uma figura construída objetivamente.
Para saber mais sobre relativismo moral, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/37961174
#SPJ2