Se constituem metáforas do diálogo “O Mito da Caverna” de Platão:
Respostas:
a. O prisioneiro liberto e sua dúvida em voltar para a caverna e libertar seus companheiros ou ficar fora dela e permanecer individualmente liberto. Esse critério de escolha invoca um grau de egoísmo e falta de humildade.
b. Uma importante metáfora se refere ao prisioneiro que ao sair do mundo do conhecimento (caverna) para se chegar ao mundo dos sentidos (o exterior da caverna) modifica a vida.
c. Nesse diálogo, Platão explora o mundo sensível e o mundo irreal, acessível aos sentidos, a ordem das aparências.
d. A não participação política da maioria dos habitantes de Atenas contribuía para que os indivíduos vivessem no universo da ignorância e da ingenuidade e ainda mais sem o poder de escolha, como os prisioneiros da caverna.
e. De um modo geral, os prisioneiros da caverna representam os homens, a caverna é o corpo, as sombras nas paredes são a realidade e a saída da caverna representa o encontro com o conhecimento verdadeiro.
Resposta: d. A não participação política da maioria dos habitantes de Atenas contribuía para que os indivíduos vivessem no universo da ignorância e da ingenuidade e ainda mais sem o poder de escolha, como os prisioneiros da caverna.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa correta - letra d) A não participação política da maioria dos habitantes de Atenas contribuía para que os indivíduos vivessem no universo da ignorância e da ingenuidade e ainda mais sem o poder de escolha, como os prisioneiros da caverna.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás