Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:
I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.
II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos oficial, oculto e em ação.
III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.
IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas:
a)apenas I e II
b)apenas I, II e III.
c)apenas I, II e IV.
d)I, II, III e IV.
e)apenas I e II
2)
A educação encontra-se em um período de transição “paradigmática”, passando do Paradigma Conservador para o Paradigma da Complexidade, conforme os estudos de autores contemporâneos como Fritjof Capra, Edgar Morin e Marilda Behrens. A respeito do Paradigma da Complexidade, analise os itens a seguir:
I. O Paradigma da Complexidade é uma forma mecanicista de perceber o homem e o processo educativo.
II. No Paradigma da Complexidade o aluno aprende a partir de modelos expostos pelo professor.
III. Na perspectiva da Complexidade, o papel da educação não é o de transformação da sociedade, mas o de sua conservação e reprodução por meio da adaptação dos indivíduos à vida social.
IV. O Paradigma da Complexidade parte da perspectiva de que a educação deve estar a serviço da unidade, da humanização do homem e de sua autonomia, da produção do conhecimento.
V. No Paradigma da Complexidade, a função da escola é a de transmitir saberes eruditos, acumulados no decorrer da história da humanidade e sistematizados pela ciência, com rigorosa disciplina.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Apenas os itens I e II estão corretos.
b)Apenas os itens I e IV estão incorretos.
c)Apenas os itens I, II e III estão incorretos.
d)Apenas o item IV está correto.
e)Todos os itens estão corretos.
3)
Edgar Morin (2002) divulga que existem sete “saberes” fundamentais, que toda a educação do futuro deveria tratar, em qualquer sociedade e em qualquer cultura. Sobre esses saberes, analise os itens a seguir:
I. O conhecimento deve ser tratado, em sua totalidade e complexidade, como parte de um contexto.
II. O ser humano é, ao mesmo tempo, um ser físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico.
III. É preciso ensinar a enfrentar os imprevistos, o inesperado, as incertezas.
IV. É uma finalidade ética no novo milênio entender a Humanidade como uma comunidade planetária.
V. Não há conhecimento ameaçado pelo erro e pela ilusão.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Apenas os itens I, II, III e V estão corretos;
b)Apenas os itens I e III estão corretos;
c)Apenas os itens IV e V estão incorretos;
d)Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos;
e)Todos os itens estão corretos.
condição humana
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Resposta:
A) II II E III.
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