Se até nesse momento o foco da educação centrava-se no professor, com __________, o foco dirige-se ao aluno, defendendo que a criança não deveria ser encarada como um adulto em miniatura. Sua principal obra educacional foi Emílio ou da educação, que relata de forma romantizada a educação de um jovem que é acompanhado por um professor. Todo o esforço desse preceptor é garantir que a natureza humana do aluno seja preservada e estimulada. Essa natureza refere-se as sensações, intuições, sentimentos que ainda não foram formalizados pelo pensamento racional e intelectual, refere-se, portanto, a natureza interior que ainda não foi influenciada pelos hábitos sociais. Nesse sentido, a educação também assume um caráter negativo, ou seja, uma negação daquilo que corrompa a natureza humana, valorizando o desenvolvimento interno e natural. Para ___________, o educador não deve impor o conhecimento à criança nem deve deixá-la em seu puro espontaneísmo, deve equilibrar esses dois aspectos para que a criança obtenha sua autonomia. Há uma dialética entre a liberdade e a obediência em seus ensinamentos. ____________ defendia também que somente após os 15 anos de idade, momento de posse da razão, segundo o filósofo, a criança deveria receber os ensinamentos morais, inclusive o religioso, que antes disso, essas ideias só serviriam como idolatria.Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas com o nome do autor dessas ideias:
Soluções para a tarefa
Com base no tema abordado no texto, o nome do autor dessas ideias que melhor preenche as lacunas, corresponde à alternativa B.
B) J. J. Rousseau.
Na filosofia educacional de Rousseau, a posição do criança está acima do professor e toda a atenção está centrada na criança. Onde o lugar da criança está no centro, o lugar e a importância do professor é secundário. O professor pode observar a criança à distância, pode dizer à criança o caminho adequado, mas caminhar sobre ele é apenas a tarefa do próprio aluno.
Rousseau, considera a natureza como o professor mais qualificado. O sistema educativo, conservador e tradicional da sociedade prejudica o desenvolvimento da criança. O professor também faz parte da sociedade; por conseguinte, o professor torna-se um obstáculo ao desenvolvimento do aluno.
O professor só pode proporcionar educação à criança sobre valores sociais, enquanto que a educação natural é mais importante. Por esta razão, a posição do professor na filosofia de Rousseau é mínima.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/41336957
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)