Se as performances do Hélio são trabalhos que duram o tempo de sua apresentação, como se faz a divulgação dessas obras? De que modo eles podem permanecer em uma exposição ou em um museu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As performances de Hélio Oiticica seguiam outra concepção de arte.
Seus Parangolés (uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial) são considerados uma anti-arte.
Nas palavras do artista: "O objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora".
Ou seja, não se pode ir numa exposição de Parangolés; os Parangolés não fazem sentido estando armazenados em um museu. O espectador veste a obra e a obra ganha vida através da dança / movimento, é capacidade de auto-criação, de expansão das sensações e rompimento.
Caso queira se aprofundar sobre Hélio Oiticica ou sobre os Parangolés, leia a seguinte matéria:
arteref. com/gente-de-arte/o-que-foram-os-parangoles/
Explicação: