Se acontece um aumento duradouro na carga a que o miocárdio é submetido, como observamos nos organismos dos hipertensos, vamos ver suas células ficarem maiores. Com isso todo o coração aumenta de tamanho. Hipertrofiadas, as células conseguem gerar maior força de contração. Caso a demanda maior do coração não se alivie ou o miocárdio sofra isquemia, ficando com suprimento baixo de sangue devido ao entupimento de uma artéria coronariana, as células vão sofrer lesões. A princípio, essas lesões são irreversíveis e vão passar se o estresse diminuir ou a oclusão da artéria for breve ou incompleta. Contudo o fechamento completo ou prolongado da artéria fará o miocárdio sofrer uma forma de lesão irreversível: o infarto. Angelo, isabela da costa. Patologia geral. São paulo: pearson education do brasil, 2016. 1) considerando o processo descrito acima e os fenômenos celulares envolvidos, descreva e explique dois eventos de danos às membranas plasmáticas, como aqueles que envolvem as células e organelas como lisossomos e mitocôndrias, que podem aumentar a sua permeabilidade até um ponto de irreversibilidade da lesão
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
A depleção de proteínas de membrana impede o controle de processos ativos de transporte, em pouco tempo a célula não poderá trabalhar, por exemplo, pelo descontrole iônico.
Outro tipo de danos membranoso é a destruição do mosaico fluído, perdendo a estabilidade celular, a forma e capacidade de conter o citoplasma.
Membranas e segurança
As membranas promovem segurança para as células, contendo líquidos, proteínas, íons e outras substâncias no interior da célula.
Além disso, protege contra a ação de patógenos e danos mecânicos
Perguntas interessantes
Matemática,
3 meses atrás
Informática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás