ENEM, perguntado por ElenRhaysa17, 6 meses atrás

- Se a vida humana depende do trabalho, que causa tanto desprazer, poderíamos concluir que, no contexto do trabalho como tortura, o ser humano estaria condenado à infelicidade. Explique essa afirmação. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por tiesemaria452
2

x xbdjsnsbzhhwhahabab z z

Trabalho como tortura

A palavra trabalho deriva do latim tripaliare, que nomeava o tripálio, um instrumento formado por três paus, próprio para atar condenados ou para manter presos os animais difíceis de ferrar.

A origem comum identifica o trabalho à tortura.

Se a vida humana depende do trabalho, e este causa tanto desprazer, só podemos concluir que o ser humano está condenado à infelicidade.

2. A humanização pelo trabalho

É pelo trabalho que a natureza é transformada mediante o esforço coletivo para arar a terra, colher seus frutos, domesticar animais, modificar paisagens e construir cidades.

Pelo trabalho surgem instituições como a família, o Estado, a escola; obras de pensamento como o mito, a ciência, a arte, a filosofia.

O …exibir mais conteúdo…

Uma das novidades das ideias liberais é a valorização do trabalho.

No século XIX, o filósofo alemão Hegel faz uma leitura otimista da função do trabalho na célebre passagem “do senhor e do escravo”, descrita na fenomenologia do espírito: dois indivíduos lutam entre si e um deles sai vencedor, podendo matar o vencido. Este, no entanto, prefere submeter-se, para poupar a própria vida.

A fim de ser reconhecido como senhor, o vencedor conserva o outro como servo.

O servo submetido tudo faz para o senhor, mas com o tempo o senhor descobre que não sabe fazer mais nada, porque, entre ele e o mundo, colocou o servo, e é ele que domina a natureza.

Desse modo, o servo recupera a liberdade, porque o trabalho se torna a expressão da liberdade reconquistada.

barata.

Esse estado de coisas desencadeou os movimentos socialistas e anarquistas.

Karl Marx (1818-1883) vê o trabalho como condição de liberdade. A pessoa deve trabalhar para si, no sentido de que deve trabalhar para fazer-se a si mesma um ser humano.

Marx nega que a nova ordem econômica do liberalismo fosse capaz de possibilitar a igualdade entre as partes, porque o trabalhador perde mais do que ganha.

O resultado é a pessoa tornar-se “estranha”,

RELACIONADOS

Trabalho, alienação e consumo

1431 palavras | 6 páginas

Explique quais são os argumentos das duas posições antagônicas assumidas com relação ao trabalho: como tortura e como condição de humanização. Em seguida, posicione-se sobre a questão. R: Podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas torna-se humano, como condição de humanização o trabalho, o trabalho liberta, ao viabilizar projetos e concretizar sonhos, é pelo trabalho que o ser humano se confronta com as forças da natureza e, ao mesmo tempo em que a….

EXIBIR MAIS

O TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO

1387 palavras | 6 páginas

............. O Trabalho. 3............................................... A Alienação. 4.................................................. O Consumo. 5......................................................... Conclusão. 1. Introdução: O trabalho a seguir será apresentado á disciplina de Filosofia sobre os temas: Trabalho, Alienação e Consumo. O trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado….

EXIBIR MAIS

TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO TRABALHO COMO TORTURA HUMANIZAÇÃO PELO TRABALHO

895 palavras | 4 páginas

Assunto: TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO TRABALHO COMO TORTURA HUMANIZAÇÃO PELO TRABALHO Ano: 2014 TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO Alienação é a condição psicossociologia de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva -- a realidade alienante -- e a uma dimensão subjetiva -- o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio. Trabalho alienado Será que o trabalho aliena o indivíduo….

EXIBIR MAIS

TRABALHO DE FILOSOFIA SEGUNDO ANO 2 BIMESTRE

2345 palavras | 10 páginas

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ LEME DO PRADO DISCIPLINA DE FILOSOFIA ISADORA MALDONADO VITOR SANTOS ALIENAÇÃO MORAL VALINHOS 2014 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ LEME DO PRADO ALIENAÇÃO MORAL Trabalho de dissertação da disciplina de Filosofia, sob orientação da Prof.ª Rosmari Bernacchi, do segundo ano B do ensino médio do ano de 2014 ISADORA MALDONADO


tiesemaria452: espero ter ajudado
Respondido por viniciusrm19
0

A afirmativa está incorreta, visto que pessoas que geram desprazer com seus trabalhos, provavelmente são pessoas frustradas que não trabalham com o que gostam, mas trabalham com o que pode sustentá-las.

Trabalho e Prazer

De fato, o trabalho enobrece o homem, em função da importância pessoal e social que o trabalho tem para cada indivíduo.

Todavia, considerando as realidades e possibilidades, é importante que as pessoas busquem trabalhos que irão garantir não somente seu sustento, mas também que seja agradável e leve, para que não se crie pessoas frustradas e infelizes com seus ofícios.

Mais sobre trabalho e prazer: brainly.com.br/tarefa/22488161

Anexos:
Perguntas interessantes