Se a reta que passa pelos pontos (1, 2a) e (3, 2) é paralela à reta que passa pelos pontos (0, 1) e (1, a + 1), qual o valor de a ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
Vamos analisar a reta que passa pelos pontos (0, 1) e (1, a + 1). Lembrando que a equação reduzida da reta é , veja que , porque a reta passa pelo ponto . Além disso, , porque a reta passa pelo ponto (1, a + 1).
Assim, m = a + 1 - 1 = a. Este é o valor do coeficiente angular da segunda reta. Para ela ser paralela à primeira reta, os coeficientes das duas retas devem ser os mesmos. Então, a primeira reta será da forma
Agora, vamos analisar a primeira reta: ela passa pelo ponto (3,2), então , ou . Além disso, a reta passa pelo ponto (1, 2a), logo, , portanto, . Substituindo em , obtemos: , então , e finalmente, .
✅ Após ter feito todos os cálculos, concluímos que o valor do parâmetro "a" que torna as retas "r" e "s" paralelas entre si é:
Dizemos que duas retas são paralelas quando elas possuem a mesma direção. Para isso, faz-se necessário que ambas possuam mesmo coeficiente angular.
O coeficiente angular de uma reta é a tangente do ângulo que a referida reta forma com o eixo das abscissas no seu sentido positivo.
Então:
Sendo os pontos da reta "r":
Sendo os pontos da reta "s":
Se:
Então, temos:
✅ Portanto, para que ambas as retas sejam paralelas o valor de "a" é:
Neste caso, para que as retas sejam paralelas os pontos notáveis da reta "r" são:
E os pontos notáveis da reta "s" são:
Saiba mais sobre retas:
- https://brainly.com.br/tarefa/49368712
- https://brainly.com.br/tarefa/29832129
- https://brainly.com.br/tarefa/49614214
- https://brainly.com.br/tarefa/17283147
- https://brainly.com.br/tarefa/45599790
- https://brainly.com.br/tarefa/49840851
Veja também os gráficos das retas: