Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com:
a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
b) a migração de camponeses e artesãos.
c) a expansão dos parques industriais e fabris.
d) o aumento do número de castelos e feudos.
e) a contenção das epidemias e doenças.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
.
Explicação:
No começo da Idade Média, as muralhas tinha função defensiva. No entanto, com o aumento populacional e o deslocamento de pessoas e mercadorias, urgia controlar a entrada e saída nas cidades, além de cobrar os respectivos impostos.
As demais opções não são corretas. A opção e) "a contenção das epidemias e doenças" já era uma função das muralhas e a alternativa c) "a expansão dos parques industriais e fabris" não corresponde aos fatos históricos da época
Respondido por
0
Resposta: O crescimento das atividades comerciais e urbanas.
Explicação: Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Espanhol,
6 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás