[...] Se a igreja era o espaço cênico por excelência do Barroco, as procissões e festas religiosas foram o grande momento da sua efusão. Por definição, um estilo envolvente, espetaculoso, teatral, ele suspende o olhar pelo prazer do efeito e tem horror ao vazio,
SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 127. Considerando o Periodo Colonial brasileiro, o Barroco mineiro, movimento exposto no texto, pode ser associado
A. à arte africana, produzida por pessoas escravizadas nas minas de ouro, descobertas no interior do Brasil no início do século XVI.
B. à liberdade religiosa, à impossibilidade de ascensão social e à riqueza generalizada típicas da sociedade mineira.
C. a uma tentativa de ignorar os modelos artísticos europeus, produzindo uma arte estritamente nacional, financiada pela Igreja Católica.
D. a movimentos separatistas, como a Inconfidência Mineira, interessados em financiar uma forma de arte popular entre os habitantes da Região das Minas Gerais.
E. à ressignificação de modelos artisticos europeus no Brasil, tipicos de uma sociedade urbana e cosmopolitana.
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você conseguiu? preciso da resposta
cissaaaaa:
é a E
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e
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