História, perguntado por luannaleticya9419, 10 meses atrás

Se a guerra total consome uma quantidade inimaginável de recursos e produz um número imenso de mortes e mutilados quem ela interessa ? melhor resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
42
Olá, tudo bem? Racionalmente falando, a ninguém. Nenhum líder de governo, oficial, funcionário estatal ou cidadão comum pode achar interessante uma estratégia que consome muitos e valiosos recursos, ao mesmo tempo em que produz poucas vantagens bélicas utilizáveis.

Vamos pensar no caso da Primeira Guerra Mundial para entender melhor. No início, os cidadãos europeus das potências envolvidas ficaram felizes com a guerra, uma vez que confrontos militares "heroicos" estavam inscritos na cultura geral, embora não acontecessem há bastante tempo, e todos consideravam que a guerra se limitaria a alguns conflitos longínquos e breves. Não foi o que ocorreu.

A Primeira Guerra Mundial se arrastou por longos quatro anos, matando ou mutilando muitos jovens de plena capacidade produtiva, provocando atrocidades humanitárias e destruição generalizada e até mesmo uma crise demográfica. Depois deste conflito, a ideia romântica sobre a guerra desapareceria por completo.

Inclusive, um dos motivos pelos quais a Segunda Guerra Mundial se tornaria inevitável foi o fato que as tentativas iniciais de alguns países para evitar qualquer hipótese de outra guerra daquele tipo entre as potências permitiu o avanço territorial dos alemães sobre seus vizinhos.
Perguntas interessantes