Se a > 0 eb> 0, considere as afirmações: I. log (a.b) = log a + log b II. log (a + b) = (log a) (log b) III. log 1 = 0 Então:
Soluções para a tarefa
Antes de avaliar as assertivas feitas, vamos comentar a informação inicial dada no enunciado: a>0 e b>0.
Como estamos tratando de logaritmos, devemos estar atentos as condições de existência (C.E) dos logaritmos. São três estas condições como pode ser visto no esquema abaixo.
Sendo assim, a>0 e b>0 está aí para nos garantir que todos logaritmos mencionados nas assertivas estejam bem definidos nos Reais, seguindo as C.E's dos logaritmos.
Vamos agora as assertivas.
I. Correto
Esta afirmação mostra a aplicação da propriedade do logaritmo do produto que diz que o logaritmo do produto de dois termos ("a" e "b") é igual a soma do logaritmo de "a" com o logaritmo de "b".
II. Incorreto
Já nesta afirmação ocorre um erro muito comum. Devido a propriedade mostrada acima (logaritmo do produto), podemos ser induzidos a pensar que o produto de log(a) pelo log(b) é igual ao logaritmo da soma log(a+b), entretanto isto não é verdade.
III. Correto
Todo logaritmo com logaritmando 1, desde que a base respeite as C.E's, vale 0. No caso apresentado acima, como a base é omitida, temos o logaritmo decimal de 1, ou seja, o logaritmo de 1 na base 10.
Podemos verificar esta assertiva aplicando a definição de logaritmo como mostrado abaixo.