“ Se a filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto que se faz a partir
dos problemas propostos pelo nosso existir, é inevitável que entre esses problemas
estejam os que se referem à educação. Portanto, cabe ao filósofo acompanhar
reflexiva e criticamente a ação pedagógica, de modo que promova a
passagem de ‘uma educação assistemática (guiada pelo senso comum) para
uma educação sistematizada (alcançada ao nível da consciência filosófica)’
Cabe à filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de humanidade que
orienta a ação pedagógica, para que não se eduque a partir da noção abstrata e
atemporal de „criança em si‟, de „ser humano em si‟, tal como a que persistiu na
concepção essencialista de educação. Do mesmo modo, não há como definir
objetivos educacionais se não tivermos clareza dos valores que orientam nossa
ação. O filósofo deve avaliar os currículos, as técnicas e os métodos para julgar se
são adequados ou não aos fins propostos sem cair no tecnicismo, risco inevitável
sempre que os meios são supervalorizados e se desconhecem as bases teóricas
do agir”. (ARANHA, 2006, p.25, grifo nosso).
1) O que significam filosofia e formação docente; como se relacionam; como se
diferenciam?
• Os conceitos de RAZÃO/RACIONALIDADE e FORMAÇÃO;
• As QUATRO grandes transformações da sociedade contemporânea:
a) Passagem do mundo do TRABALHO para o mundo do CONHECIMENTO:
desenvolvimento técnico-científico, surgimento de novas profissões;
b) Alta produção de conhecimento variado e especializado: “fragmentação crescente do
conhecimento tanto investigativo como informacional” e a necessidade de um
“background interpretativo”(p. 40);
c) Política expansionista no ensino superior: expansão do ensino superior privado e
aumento da competição com o público; educação superior mercantilista. “O que
significa formação docente no contexto de uma educação massiva de caráter
mercantilista?
d) O perfil intelectual e cultural do aluno que entra hoje na universidade: cultura
imaginética X dificuldades na capacidade analítico-interpretativa dos educandos
(LEITURA).
“Embora possa parecer apressado formular qualquer conclusão, contudo,
as evidências disponíveis indicam o fato de que o predomínio da cultura
imagética e a impotência do ensino formal em formar jovens leitores têm
provocado resistência não só à cultura livresca, mas também ao saber
sistematizado com um todo e veiculado publicamente pelos mais diversos
meios de informação existentes. A consequência mais palpável deste
processo é a ausência, por parte das novas gerações, de um diálogo vivo e
criativo com a tradição intelectual e cultural passada. O que sabemos de
nossa cultura passada, do modo como visualizavam e resolveram
problemas e quais foram os erros que cometeram e que podemos evitar
na busca de solução de velhos e novos problemas? O diagnóstico que se
impõe parece ser aqui pessimista: quanto mais a cultura contemporânea
movimenta-se na direção do conhecimento e da informação virtuais, mais
as novas gerações mostram-se despreparadas à construção de referenciais
crítico-interpretativos, sólidos e consistentes” (p. 45).
A partir da citação anterior, escreva uma redação analisando a
posição do autor. Para essa análise escolha trechos que mais lhe
chamaram atenção, indicando cada um deles e explicando o por quê
de sua escolha. Após essa indicação, exponha sua posição frente às
ideias do autor tentando fundamentá-las a partir de outras fontes.
Lembre-se de indicar quais são as fontes utilizadas, caso as utilize. As
redações serão individuais e deverão ser entregues diretamente ao
professor no dia 07 de novembro: folha A4, espaçamento simples,
sem capa (apenas nome e turma), margens 2cm em todos os lados,
letra Times New Romam, tamanho 12, na cor preta; máximo de 2
páginas.
Soluções para a tarefa
Bom dia !
1- Filosofia é o modo de pensar sobre algo, sobre o homem, e neste contexto, em sua formação acadêmica.
2- Alternativa d - De fato o mundo tem se transformado devidos às inovações científicas e tecnológicas que permitem novas formas de aprendizagem e desenvolvimento do trabalho bem como, uma cultura imaginética.
3- A cultura da inovação trouxe novas perspectivas na construção do conhecimento, no entanto, o jovem mostra-se cada vez mais despreparado para tais ações.
Isso porque existe a massificação do pensamento de forma a dar acesso apenas ao meio eletrônico como forma de conhecimento. O pensamento crítico é dissipado em ações em massa, sem conhecimento aprofundado.
O ideal humanitário faz parte do que chama-se de " modismo". O que é moda é o que prevalece.
A aquisição de cultura é uma mera representatividade, bem como o ensino superior.
Os jovens se mostram cada vez mais desinterassados pela leitura e estudo qualificado em detrimento das redes socias e forte influência da mídia.