Se a essência de Andréa Beltrão pudesse ser colocada num vidro de perfume, ela levaria o nome de Mulheríssima. E o slogan deste perfume fictício seria assim : "Mulheríssima é o perfume da mulher que tem que trabalhar e ver se a geladeira está equipada, ou seja, todas as mulheres do mundo.
a) qual o processo de formação da palavra mulheríssima?
b) a gramática normativa prevê esse fenômeno linguístico?
c) qual é o sentido no neologismo mulheríssima, nesse contexto?
Soluções para a tarefa
a) Qual o processo de formação da palavra mulheríssima?
A palavra hulheiríssima, sofre o processo de derivação sufixal. Nesse processo, as palavras ganham o acréscimo de um termo sufixal (elemento que vem após o radical da palavra). No caso de mulheríssima, a palavra deriva de mulher que ganha o sufixo “– issima”.
b) A gramática normativa prevê esse fenômeno linguístico?
Sim a gramática prevê, e formalmente adquire palavras com derivação sufixal a diminutivos, aumentativos e outras palavras que ganham significado próprio. Alguns exemplos de palavras com derivação sufixal são, sapataria, rapidamente, passarinho, etc.
c) Qual é o sentido no neologismo mulheríssima, nesse contexto?
Tem sentido de neologismo incompleto, atribuindo um novo significado a palavra mulher ressaltando a multiplicidade da mesma em suas atividades e no seu papel dentro da sociedade. No caso referido da fragrância trabalhada no texto, ressalta a multiplicidade de Andrea Beltrão, que inspirou a criação da mesma, em ser atriz, mãe, dona de casa, desempenhando vários papéis.