História, perguntado por anajuliadasilvp71pi9, 1 ano atrás

Se a data da Abolição, 13 de maio de 1888, marca, no Brasil, o fim do predomínio agrário, o quadro político instituído no ano seguinte quer responder à conveniência de uma forma adequada à nova composição social.

Existe um elo secreto estabelecendo, entre esses dois acontecimentos e numerosos outros, uma revolução lenta, mas segura e concertada, a única que, rigorosamente, temos experimentado em toda a nossa vida nacional. A grande revolução brasileira [...] é antes um processo demorado. [...]
Pode-se afirmar, a respeito das fases históricas que pontuam os processos de transformação na sociedade brasileira, que

A
a Abolição representou a ruptura que permitiu a inserção de grupos marginalizados na construção de uma nova cidadania.

B
a Abolição permitiu que o término da unilateralidade latifundiária fosse subjugado pela construção de uma sociedade industrial em expansão.

C
a Abolição foi o acelerador para a implantação republicana, simbolizando a primeira grande transformação que possibilitou o aparecimento de novos protagonistas.

D
a Abolição e a República podem ser vistas como peças de um mosaico revolucionário, fruto de um novo ritmo que potencializa transformações.

E
a Abolição e a República fazem parte da composição de marcos históricos que representam a lentidão em processos de ruptura política e inserção social.

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizalbuquerqueep
6

Resposta:

E

Explicação:

Após a Lei Áurea, de 1888, que determinou a abolição da escravidão, foi assinada pela Princesa Isabel. No entanto, como não houve indenização dos proprietários de escravos, ocorreu a perda de apoio de um dos sustentáculos do regime imperial. A Lei Áurea não apresentou um caráter democrático, não contemplou reformas essenciais para reintegração do ex-escravo na sociedade, não estimulou a construção de uma legislação que implementasse um novo panorama social, marcado por reforma educacional ou reforma agrária. Mesmo após a Proclamação da República, a representatividade popular não foi alcançada a contento e as lideranças elitistas das províncias se projetavam nacionalmente para atender seus interesses regionais. As transformações eram lentas e os processos eram acompanhados de significativa lentidão, dado que as ações correspondiam aos interesses dos grupos conservadores.

Respondido por brendaisis
0

As frases que analisam as transformações sociais implementadas na sociedade brasileira evidenciam a lentidão do processo de abolição da escravatura, e, o processo ainda mais lento de reinserção do povo escravizado na sociedade. Por isso, está correta a letra E.

A escravidão e a sociedade

Após a abolição formal da escravatura, a qual ocorreu no ano de 1888, o povo escravizado permaneceu subjugado e vivendo sob condições de vulnrabilidade social.

Isso ocorreu pois os governantes do período não implementaram processos de inserção do povo no meio social, o que indica que a exclusão de indivíduos negros e africanos permaneceu enraizada no corpo social brasileiro.

Saiba mais sobre a escravidão em: https://brainly.com.br/tarefa/1200875

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes