Se a água vier a ter no século XXI o mesmo grau de importância que teve (e ainda tem) o petróleo no século XX, o fato de o Brasil dispor de tantas reservas De água doce pode inseri-lo Em que cenários sob o aspecto geopolítico ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá;
Espero ajudar.
Explicação:
A água doce, própria para consumo, é, ao lado do petróleo, o mais estratégico dos recursos naturais da mais atualidade. Com o crescimento do impacto das atividades humanas sobre a natureza, sua disponibilidade encontra-se cada vez mais escassa, sem falar em algumas áreas que já apresentam uma tendência natural para esse problema. Por isso, é quase que um consenso no âmbito das ciências políticas que o século XXI será marcado como o século das disputas internacionais pelos recursos hídricos, o que nos faz pensar, então, na questão geopolítica da água.
Espero ter ajudado;
Bons estudos!
ASS: elgatoprofessor
Resposta:
O petróleo e a água doce são, atualmente, os dois recursos mundias mais ansiados para o desenvolvimento de um país. A escassez de água doce em regiões determinadas do globo e a abundância da mesma no território brasileiro coloca o Brasil em uma situação um tanto delicada, pois do mesmo modo que o Brasil pode usar isso para aumentar sua economia e influência global; esse fator (água potável) também pode transformar o Brasil em um alvo potencial, não necessariamente no quesito de ataques diretos, mas sim quando pensamos na possibilidade de outros países se inserirem dentro do território brasileiro para captar esse recurso natural, usando como argumento as dividas externas do Brasil e/ou o fato de que "as indústrias que seriam inseridas aqui para captação da água gerariam empregos e aumentariam a economia local".
Explicação: