ScliarNo Hyde Park, em Londres, existe um lugar chamado Speaker’s Corner, onde, segun-do a tradição, qualquer pessoa pode fazer discursos, criticando até a família real (o que atualmente não é muito difícil) desde que falando do alto de um estrato ou mesmo de um caixote; isto é, sem pisar em solo inglês. Atualmente os oradores que lá vão são muito chatos, e frequentemente falam apenas para impressionar os turistas, mas há uma fase na vida em que o mundo como um todo é para nós um Speaker’s Corner, e a nossa família é mais atacável que a família real inglesa: a adolescência é uma fase de comícios.Adolescentes são oradores prodigiosos. Energia é o que não lhes falta; a imensa quantidade de alimentos que ingerem precisa ser queimada de alguma maneira, e esportes, games ou fantasias não são suficientes. Daí os discursos, que se sucedem num ritmo implacável: não há almoço nem jantar em que os pais não ouçam peças de inflamada oratória. Os adolescentes, principalmente os de classe média, consideram-se oprimidos; não fazem parte de nenhuma Frente de Libertação, mesmo porque a vida de guerrilheiro não tem moleza, não dá para acordar ao meio-dia; mas desenvolvem uma invencível tática de guerrilha verbal, baseada em acusações clássicas: os pais são quadrados, os pais não compreendem as necessidades dos filhos, os pais são insensíveis, os não compram isto, os pais não compram aquilo (“me compra” é a reivindicação mais ouvida). É um estado de comício permanente, como parlamento algum jamais viu. Aliás, e diferente dos nossos deputados, os adolescentes jamais se ausentam do plenário; mas, como os deputados, sempre acham que estão ganhando pouco.De uma coisa, porém, podemos estar certos: não existirá um Partido dos Adolescen-tes enquanto não se formar os Partidos dos Pais. E Partido dos Pais jamais se formará. Como a Tereza Batista, de Jorge Amado, que estava cansada de guerra, pais – por definição – são pessoas cansadas de comícios
Copie somente o trecho em que o uso da linguagem irônica evidencia a contradição entre as reclamações contra os pais e a realidade da rotina de um grupo de adoles-centes. Lembre-se de que a cópia de trechos exige o uso das aspas e das reticências.
me ajudem!
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
as familias reas ñ ppdem fazer qualquer coisa tem que seguir as regras do castelo como todos fazem respeitar as regras reais para que o castelo matenhase em forma!!!!!
Explicação:
espero te ajudar@!!!
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás