Schopenhauer, filósofo tido como niilista, destacou-se pela sua fervorosa desconfiança na crença francesa do potencial emancipatório da razão. Por isso, em seu livro "O mundo como vontade e representação" afirmou, em outras palavras, que o "real" não pode ser atingido pela razão e que qualquer esforço de distanciamento da natureza para vê-la em perspectiva é um ato de ingenuidade. SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. São Paulo: Ed. UNESP, p. 34, 2013) Com isso, julgue as assertivas a seguir: I. Schopenhauer confirma a possibilidade de o espírito se relacionar com a natureza sem a mediação de seus próprios sentidos; II. Na Filosofia de Schopenhauer não existe o sujeito cognoscente universal cartesiano; III. Todo conhecimento é o resultado das representações internalizadas no sujeito, para Schopenhauer. Quais estão corretas? Apenas a alternativa III é verdadeira. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras. Apenas a alternativa II é verdadeira. Schopenhauer, filósofo tido como niilista, destacou-se pela sua fervorosa desconfiança na crença francesa do potencial emancipatório da razão. Por isso, em seu livro "O mundo como vontade e representação" afirmou, em outras palavras, que o "real" não pode ser atingido pela razão e que qualquer esforço de distanciamento da natureza para vê-la em perspectiva é um ato de ingenuidade. SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. São Paulo: Ed. UNESP, p. 34, 2013) Com isso, julgue as assertivas a seguir: I. Schopenhauer confirma a possibilidade de o espírito se relacionar com a natureza sem a mediação de seus próprios sentidos; II. Na Filosofia de Schopenhauer não existe o sujeito cognoscente universal cartesiano; III. Todo conhecimento é o resultado das representações internalizadas no sujeito, para Schopenhauer. Quais estão corretas? Apenas a alternativa III é verdadeira. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras. Apenas a Apenas a alternativa I é verdadeira. Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas a II e III são verdadeiras.
Explicação:
I) No seu livro ''O mundo como vontade e representação'', Schopenhauer explica que o corpo é a maneira como podemos começar a conhecer o mundo. Pois é por meio dele que o fenômeno nos leva a uma intuição e depois ao conhecimento.
II) Schopenhauer defende que o sujeito é o que conhece o mundo, mas ele mesmo não pode ser conhecido por si. Como o olho que tudo vê mas não vê a si mesmo. Por isso não há um sujeito cognoscente universal, pois embora ele conheça o mundo não pode conhecer a si mesmo.
III) Nosso ser é movido por vontades e desejos, essas vontades nos guiam a um objetivo e podem influenciar como conhecemos e representamos o mundo. Por isso nosso conhecimento seria representações internas de cada sujeito.
Resposta:
Apenas a II e III são verdadeiras.
Explicação:
I) No seu livro ''O mundo como vontade e representação'', Schopenhauer explica que o corpo é a maneira como podemos começar a conhecer o mundo. Pois é por meio dele que o fenômeno nos leva a uma intuição e depois ao conhecimento.
II) Schopenhauer defende que o sujeito é o que conhece o mundo, mas ele mesmo não pode ser conhecido por si. Como o olho que tudo vê mas não vê a si mesmo. Por isso não há um sujeito cognoscente universal, pois embora ele conheça o mundo não pode conhecer a si mesmo.
III) Nosso ser é movido por vontades e desejos, essas vontades nos guiam a um objetivo e podem influenciar como conhecemos e representamos o mundo. Por isso nosso conhecimento seria representações internas de cada sujeito.