Psicologia, perguntado por jignaciovieira, 6 meses atrás

Schopenhauer, filósofo tido como niilista, destacou-se pela sua fervorosa desconfiança na crença francesa do potencial emancipatório da razão. Por isso, em seu livro "O mundo como vontade e representação" afirmou, em outras palavras, que o "real" não pode ser atingido pela razão e que qualquer esforço de distanciamento da natureza para vê-la em perspectiva é um ato de ingenuidade. SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. São Paulo: Ed. UNESP, p. 34, 2013) Com isso, julgue as assertivas a seguir: I. Schopenhauer confirma a possibilidade de o espírito se relacionar com a natureza sem a mediação de seus próprios sentidos; II. Na Filosofia de Schopenhauer não existe o sujeito cognoscente universal cartesiano; III. Todo conhecimento é o resultado das representações internalizadas no sujeito, para Schopenhauer. Quais estão corretas? Apenas a alternativa I é verdadeira. Apenas a alternativa II é verdadeira. Apenas as alternativas I e II são verdadeiras. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras. Apenas a alternativa III é verdadeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por fariamonteiroj
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Resposta: Afirmativa correta II e III

Explicação:

Partindo do ceticismo de Hume, Schopenhauer nega a possibilidade de o espírito (o sujeito cognoscente) se relacionar com a natureza (realidade) sem a mediação de seus próprios sentidos. Ou seja, ao tentar conhecer qualquer aspecto da realidade, o sujeito do conhecimento sempre leva consigo suas próprias representações. Não existe, então, na filosofia de Schopenhauer, o sujeito cognoscente universal cartesiano, que, destituído de qualquer subjetividade, apenas opera um procedimento metodológico (ROCHAMONTE, 2010). Todo conhecimento, portanto, é o resultado das representações internalizadas no sujeito, representações que traduzem, antes de qualquer coisa, suas vontades inconscientes. A ciência e a razão, tão louvadas no pensamento iluminista, nada mais seriam que projeções de vontade, dos desejos humanos mais

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