Saudades "Tenho saudades de muitas coisas do meu tempo de menininha: sentar no colo do meu pai, ninar boneca sem receios, chorar de medo da morte da mãe, sonhar com festa e bolo de aniversário cantar com os anjos na igreja, ouvir as mágicas histórias de vovó, brincar de pique, de corda e peteca, acreditar em cegonhas, fadas e bruxas e sobretudo no Papai Noel Será que quando for velhinha, e já estiver caducando, vou viver tudo de novo?" 1. O poema apresenta duas partes e duas estrofes. Toda a 1ª estrofe é organizada em torno da oração constituída pelos dois primeiros versos. Nessa oração: a) Qual é o sujeito? b) Que função sintática desempenham os termos saudades e de muitas coisas do meu tempo de menininha? 2. Observe que as "coisas" mencionadas nos dois primeiros versos não são especificadas neles. a) Que outros versos especificam as "coisas" de que o eu lírico tem saudades? b) Divida em orações o trecho constituído por esses versos e classifique cada uma delas. 3. Identifique as "coisas" de que o eu lírico tem saudades. a) Entre elas, há apenas "coisas" boas? Justifique sua resposta. b) Que palavra pode resumir tudo aquilo de que o eu lírico tem saudades?
Soluções para a tarefa
b) saudades->substantivo
de muitas coisas do meu tempo de menininha-> objeto indireto ( o.s.s.o.i)
2-a) Do terceiro ao decimo primeiro verso.
b) sentar no colo do meu pai/ninar boneca sem receios/chorar de medo da morte da mae/sonhar com festa e bolo de aniversario/cantar com os anjos na igreja/ouvir as mágicas histórias de vovo/brincar de pique,de corda e peteca/acreditar em cegonhas,fadas e bruxas/e sobretudo no papai noel. TODAS ELAS SÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS ADJETIVAS REDUZIDAS DE INFINITIVO
3-a)Não,algumas são medo e angustia
b) Infancia
1. a) O sujeito dessas orações é "eu" (sujeito oculto)
> "[eu] Tenho saudades de muitas coisas..."
b) O termo "saudades" tem função sintática de objeto direto (pois complementa o verbo ter).
O termo "de muitas coisas" tem função sintática de complemento nominal (pois complementa o nome saudade).
2. a) Os outros versos que especificam as "coisas" de que o eu lírico tem saudades são os versos de 3 a 11.
b) "sentar no colo do meu pai, / ninar boneca sem receios, / chorar de medo da morte da mãe, / sonhar com festa e bolo de aniversário, / cantar com os anjos na igreja, / ouvir as mágicas histórias de vovó, / brincar de pique, de corda e peteca, / acreditar em cegonhas, fadas e bruxas e sobretudo no Papai Noel"
> Todas essas orações são subordinadas substantivas apositivas reduzidas de infinitivo.
3. a) Não, entre essas "coisas", há também coisas ruins, como momento de choro e medo da morte da mãe.
b) A palavra que pode resumir tudo aquilo de que o eu lírico tem saudades é "infância".
Leia mais sobre orações substantivas em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719032