Filosofia, perguntado por frankloppes, 1 ano atrás

sartre afirmou que "o homem está condenado a ser livre".como ele chegou a essa conclusão ? você a considera uma afirmação otimista ou persimista?

Soluções para a tarefa

Respondido por halcopettip6n0tn
242
Ele chegou a essa conclusão quando pensou que se está CONDENADO por não ter escolhido estar nesse mundo, não foi uma escolha do indivíduo existir. Porém, LIVRE, porque a pessoa acaba sendo responsável por todos os seus atos e também podendo fazer todos eles (sem entrar numa norma social, entrando nisso a gente pode dizer que a pessoa não pode fazer tudo o que ela realmente quer).
De qualquer forma, quando eles diz que estamos "Condenados a sermos livres", ele quer dizer que temos uma vida inteira que não nos foi uma escolha, para vivermos do jeito que "queremos"
Já a questão da opinião, eu acho que pode ser considerada uma afirmação um pouco pessimista, não escolhemos a vida que vivemos, seria otimista se a gente pudesse escolher da forma que queremos viver, mas tudo depende de como uma pessoa vive ou gostaria de viver. Masssss varia de pessoa pra pessoa, algumas pessoas podem considerar otimista então sei lá.
Respondido por Cenouninha
80

Resposta:

Chegou a esta conclusão ao pensar que se o homem tem o livre arbitrio, até escolher estar aqui e agora é possível. Considero uma afirmação otimista!

Explicação:

Sartre quis dizer com " o homem está condenado a ser livre" que temos o "livre arbitrio". O que nos coloca numa ótima posição de donos das nossas próprias escolhas. E, claro, consequentemente, respondemos aos resultados das mesmas!

Espero ter ajudado!! :)

Perguntas interessantes