Filosofia, perguntado por Jamilyssantos, 10 meses atrás

SARTRE — “A EXISTÊNCIA PRECEDE A ESSÊNCIA’’.
Leia com atenção parte da música Ilusão de Ótica da banda Engenheiros do Hawaii.
“Sou cego, não nego
Enxergo quando puder
Só vejo obscuro objeto, desejo indireto Será que você me entende?
Não se renda às evidências
Não se prenda à primeira impressão O que não foi impresso
Continua sendo escrito à mão’’.
Fonte: Musixmatch. Compositores: Humberto Gessinger. Letra de Ilusão De Ótica © Warner/Chappell Edições Musicais Ltda.
Para Sartre o homem acaba vivendo em uma angústia entre a sua existência e a sua essência pois cria-se uma dualidade de primeiramente ser um corpo vazio que necessita construir-se e formar a sua própria existência, e então após ser em si, que ele poderá viver um contínuo processo de construção da sua essência de ser para si.
Isso propicia uma liberdade de vivência mas junto com uma angústia de viver como um ser inacaba- do, uma indeterminação, um projeto a ser refeito conforme as suas escolhas e ser responsável por elas, mas sempre livre para se construir.
1— Qual a relação do verso da música “Não se prenda à primeira impressão” com a ideia de Sartre de que o homem é um ser inacabado?
2— Qual trecho da letra pode comparar com o fato de que quando criamos nossa essência não a enxergamos como realmente ela é?
3— Para Sartre somos livres para existir e criar a nossa própria essência, hoje como as redes sociais influenciam nessa liberdade?
4— A nossa essência é formada por conta da nossa existência por meios das nossas vivências e escolhas. Quais vivências suas formaram a sua essência?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por KarinyK4y
58

) O verso da música" não se prenda a primeira impressão" em relação a teoria de Sartre, quer dizer que a primeira impressão tomada de alguém, pode não representar a totalidade do que é a pessoa, a impressão de alguém é meramente reflexo de seu verdadeiro interior, pois o ser é incompleto e está em constante mudança

2) Por vezes o ser humano se rende a coisas supérfluas, que não refletem o ser interior, a uma dificuldade em enxergar a própria essência. Resultado disso o trecho que melhor condiz é: "Sou cego não nego, só vejo obscuro objeto desejo indireto"

3) as redes sociais hoje manipulam o ser humano. O homem deixa de pensar por si só, para seguir princípios regidos por influências da mídia que querem ditar a perfeição humana

4) o que formou minha essência foi a comunidade onde nasci e vivo, que tem seus próprios princípios, porém a liberdade faz com que eu possa mudar constantemente


lidianemarques70312: obrigado
Perguntas interessantes