são velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a "raças" ou a outros grupos humanos. muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses. os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. segundo felix keesing, "não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado". em outras palavras, se transportar-mos para o brasil, logo após o seu nascimento, uma criança sueca e a colocarmos sob os cuidados de uma família sertaneja, ela crescerá como tal e não se diferenciam mentalmente em nada de seu irmãos de criação. ou ainda, se retirarmos uma criança xinguana de seu meio e a educarmos como filha de uma família de alta classe média de ipanema, o mesmo acontecerá: ela terá as mesmas oportunidades de desenvolvimento que os seus novos irmãos. laraia, r. cultura: um conceito antropológico. 14. ed. rio de janeiro: zahar, 2001. considerando as informações apresentadas, bem como as discussões sobre multiculturalismo, analise as afirmações a seguir, considerando v para verdadeiro e f para falso. i. embora muitas crenças de superioridade entre raças humanas estejam incorretas, fica claro que a miscigenação é nociva para o desenvolvimento da sociedade. ii. indivíduos que são biologicamente inferiores a um determinado grupo étnico podem ser superiores em termos culturais quando comparados àqueles, por isso o preconceito é um erro. iii. pesquisadores do campo da antropologia afirmam não ser possível estabelecer uma relação direta entre as diferenças biológicas e as diferenças culturais presentes nos variados grupos sociais. iv. o contexto social sempre será o fator determinante para a formação cultural de um indivíduo, não importando sua origem étnica, visto que a cultura é socialmente aprendida.
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Resposta:
F-V-V-F.
O preconceito é um erro.
As questões sobre as diversidades na maioria das vezes são colocadas em pauta pelas visões etnocêntricas como uma forma de sobrepor uma cultura em relação a outra, porém, o fator social está totalmente ligado a essas teorias, vide o pensamento europeu no surgimento da antropologia, que subjugava outras culturas como inferiores.
Para finalizar, A relação entre cultura e os traços biológicos de um indivíduos são variados e devem ser respeitados.
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