“São vários os fatores levados em conta na determinação da qualidade da água para um determinado uso. Um fator muito importante é a sua ‘dureza’. A dureza da água é definida em termos da concentração dos cátions cálcio e magnésio, normalmente acompanhados pelos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e ou sulfato. Dependendo da concentração desses cátions, as águas são classificadas como duras (teores acima de 150 mg/L), moles (teores abaixo de 75 mg/L) ou moderadas (entre 75 e 150 mg/L).”
MÓL et. al. Água dura em sabão mole. Química Nova na Escola, n. 2, p. 32-33, 2005.
A reação entre carbonato de cálcio e HCl ocorre até a neutralização do meio. Uma amostra de carbonato de cálcio de 2,30 g foi neutralizada utilizando 23 mL de HCl de acordo com a equação:
A molaridade da solução de HCl utilizada é de:
(Dados: Ca= 40g, C = 12 g, O = 16 g, Cl = 35,5 g, H = 1g)
Soluções para a tarefa
Os sabões são constituídos de sais orgânicos cujas moléculas possuem uma parte apolar e outra parte polar. Os sabões e os detergentes formam um grupo de substâncias denominado agentes tensoativos (reduzem a tensão superficial da água) e, por isso, atuam na limpeza de objetos e superfícies.
Uma forma simples de observar o efeito da tensão superficial é colocar suavemente um clipe sobre a superfície da água em um copo. Mesmo sendo mais denso que a água o clipe flutua, devido à tensão superficial do líquido. Ao pingarmos uma ou duas gotas de detergente sobre o líquido, a tensão superficial diminuirá, provocando a precipitação do clipe.
Por que será, então, que o sabão não faz espuma em certas situações? Acontece que os cátions cálcio e/ou magnésio reagem com o sal orgânico formando compostos pouco solúveis, diminuindo sua concentração e seu poder de espumar.
Resposta:
2M CORRIGIDO PELO AVA
Explicação:
a. 2 M.
b. 0,2 M.
c. 2,3 M.
d. 1 M.
e. 4,6 M.