São três os componentes principais das FE: a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva. Para conseguir fazer uma ponte entre a linguagem oral e escrita, a criança precisará usar suas funções executivas. Redija um texto dissertativo (30 linhas) em que estejam incluídas as definições dos componentes das FE e como esses componentes estão presentes no ato de ler e escrever. Relacione esses componentes à teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Vygotsky, e ao papel do professor no processo de ensino aprendizagem e a emoção.
Soluções para a tarefa
Os três componentes da FE são a memória de curto prazo, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva. São processos pelo qual a criança irá passar em suas fases de desenvolvimento e estão sim, relacionadas a atividade dos professores.
Entendemos através de Vigotsky que a criança aprende habilidades desde o momento em que nasce. O papel do professor é utilizar essa capacidade de aprender do aluno e instrumentaliza-lo.
Então, o mesmo trabalha com os componentes da FE. Pois, auxilia o aluno a desenvolver em sala de aula sua memória de curto prazo. Ensina a pensar fora da caixa (flexibilidade cognitiva), assim como julgar e aceitar algo (controle inibitório).
Vemos na atitude do professor que leciona, o contexto social favorável ao desenvolvimento cognitivo por conta da interação social educativa.