Psicologia, perguntado por abra12345, 10 meses atrás

São teorias da moralidade: utilitarismo, concepções deontológicas e ética da virtude. Este tópico explica e discute três concepções rivais acerca do conteúdo da moralidade: uma que apela para as consequências de uma ação; uma que apela para a natureza intrínseca de uma ação (de um modo que não faça menção às consequências) e também para os direitos morais; uma que pergunta se uma ação seria ou não realizada por uma pessoa que tem virtude moral (BONJOUR, L. Filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2010).

A partir da contextualização acima, assinale a resposta correta:

Opções de pergunta 5:

A teoria ética do Utilitarismo é compatível com o determinismo por indicar que toda e qualquer ação já tem sua causa previamente estabelecida.


Teoria ética da virtude é a teoria normativa segundo a qual as escolhas são moralmente necessárias, permitidas pelos critérios estabelecidos em sociedade.


A teoria ética do Utilitarismo diz respeito à teoria ética voltada ao caráter do sujeito.


A ética deontológica valoriza primeiramente o conceito de dever e só posteriormente o conceito de bem e as consequências de ações.


A teoria da ética deontológica diz respeito à teoria ética voltada para as virtudes.

Soluções para a tarefa

Respondido por smlourenco
0

Resposta:

Resposta Correta

A ética deontológica valoriza primeiramente o conceito de dever e só posteriormente o conceito de bem e as consequências de ações.

Explicação:

Respondido por larissamagrani
0

A premissa correta é a quarta, pois a ética deontológica, cunhada por Kant, é definida como a ética do dever moral.

A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.

Segundo a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.

Para Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/15201670

Anexos:
Perguntas interessantes