[...] São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo (bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres dos centros das cidades. Mas não foi apenas nestas duas cidades que houve mudanças, já que a mesma situação se verificou em Manaus, Belém e cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto e Campinas. Esse processo contou também com a vinda ao Brasil de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas indústrias quanto nas grandes fazendas. O fluxo migratório na República Velha alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um embranquecimento da população [...] De acordo com esse texto, a urbanização no contexto da República Velha representou a
elaboração de um projeto político para criação de empregos.
manutenção das desigualdades sociais do período imperial.
preocupação com a integração dos bairros populares.
superação do racismo relacionado ao escravismo colonial.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
A
Explicação:
confia no pai
Respondido por
0
A urbanização durante o período da República Velha significou a elaboração de um projeto político para criação de empregos. Assim sendo, concluímos que a opção correta é a letra A.
O que foi a República Velha?
Esse período compreende como o primeiro após a proclamação da República, ou seja, teve início no ano de 1889, e acabou durando até o ano de 1930.
Foi nesse tempo que a urbanização cresceu de forma exponencial no país, o que fazia com que habitantes das zonas rurais se destinassem para as zonas urbanas, resultando no processo chamado êxodo rural. Esse processo se dava por conta de que as pessoas queriam empregos e melhores condições de vida.
Veja mais sobre a República Velha em:
brainly.com.br/tarefa/1464833
Anexos:
Perguntas interessantes