Filosofia, perguntado por lideso, 11 meses atrás

São os elementos que compõem o processo de conhecer e as suas dinâmicas envolvidas nesse processo que distinguem os diferentes tipos ou formas de conhecimento. O conhecimento pode ser interpretado como uma relação que se estabelece entre o sujeito (aquele que quer saber, que tem curiosidade, indagações) e o objeto (aquilo que se quer conhecer, que guarda um enigma, que precisa ser desvendado). A maneira como o sujeito irá revelar esse objeto é que se manifesta em diferentes tipos de conhecimento. Sobre os tipos de conhecimento, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso. ( ) O conhecimento científico foi aquele que deu possibilidade aos seres humanos de romper com os mitos, o místico, o sobrenatural e constatar que é possível encontrar respostas racionais, com base na demonstração e na prova. ( ) O conhecimento filosófico foi herdado de maneira acrítica, não temática e, por isto, ingênua; podendo conter compreensões errôneas, acarretadas por conclusões induzidas pela repetição frequente de um dado. ( ) No conhecimento científico, as certezas são intuitivas e pré-críticas, está mais sujeito a erros nas deduções. ( ) O senso comum aceita as verdades instituídas – porque sempre foi assim ou porque sempre se ouviu dizer que é assim – e a filosofia indaga os motivos de as pessoas aceitarem o que está instituído.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
2

( ) O conhecimento científico foi aquele que deu possibilidade aos seres humanos de romper com os mitos, o místico, o sobrenatural e constatar que é possível encontrar respostas racionais, com base na demonstração e na prova. Falsa, o conhecimento científico, embora dê outra visão aos homens de determinados problemas, na verdade não foi aquele que deu possibilidade aos homens de romper com os mitos, isso foi de responsabilidade conhecimento filosófico.

( ) O conhecimento filosófico foi herdado de maneira acrítica, não temática e, por isto, ingênua; podendo conter compreensões errôneas, acarretadas por conclusões induzidas pela repetição frequente de um dado. Falsa, o conhecimento filosófico é crítico, temático e racional.

( ) No conhecimento científico, as certezas são intuitivas e pré-críticas, está mais sujeito a erros nas deduções.  Falso, no conhecimento científico existe uma metodologia que garante que o problema se torne ou não passível de resolução em busca da verdade.

( ) O senso comum aceita as verdades instituídas – porque sempre foi assim ou porque sempre se ouviu dizer que é assim – e a filosofia indaga os motivos de as pessoas aceitarem o que está instituído. Verdadeiro, o senso comum embasa-se no conhecimento do povo, dos costumes e das próprias intuições.

Respondido por mauriliosancho
1

Resposta:

Segundo Fachin (2006, p.09) "o progresso científico, de modo geral, é produto da atividade humana, compreendendo o que o cerca, passa a desenvolver novas descobertas". Dentre os tipos de conhecimentos estudados qual é o que apresenta as seguintes características: objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas e objetividade. Assinale a alternativa correta:

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5.ed. São Paulo: Saraiva,2006.

Alternativas:

a)

Conhecimento cotidiano.

b)

Conhecimento científico.

Alternativa assinalada

c)

Conhecimento de oitiva.

d)

Conhecimento filosófico.

e)

Conhecimento religioso.

2)

Complete a lacuna assinalando a resposta correta. A pesquisa _______________________ "é meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema. Procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses" (CERVO; BERVIAN, SILVA, 2007, p.60-61).

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

Alternativas:

a)

ação.

b)

explicativa.

c)

bibliográfica.

Alternativa assinalada

d)

exploratória.

e)

experimental.

3)

De acordo com Fachin (2006, p.128) "a ficha é um procedimento prático, que sintetiza o conteúdo de uma obra; constitui-se valioso recurso para a pesquisa". Assinale a alternativa que indica o seguinte tipo de fichamento: síntese clara e concisa onde se apresenta as principais idéias do autor com as palavras do leitor.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

Alternativas:

a)

Ficha bibliográfica.

b)

Ficha de resumo ou conteúdo.

Alternativa assinalada

c)

Ficha de esboço.

d)

Ficha de citação.

e)

Ficha de comentário ou analítica.

4)

Os trabalhos acadêmicos têm partes pré-textuais, textuais e pós-textuais. Dentre as primeiras algumas são obrigatórias e outras não, ou seja, são facultativas ou opcionais.Assinale a alternativa onde estão os elementos considerados obrigatórios:

Alternativas:

a)

Capa, dedicatória e agradecimento.

b)

Capa, folha de rosto e dedicatória.

c)

Epígrafe, resumo em língua estrangeira e sumário.

d)

Folha de rosto, folha de aprovação e resumo em língua vernácula.

Alternativa assinalada

e)

Epígrafe, dedicatória e agradecimento.

5)

São os elementos que compõem o processo de conhecer e as suas dinâmicas envolvidas nesse processo que distinguem os diferentes tipos ou formas de conhecimento. O conhecimento pode ser interpretado como uma relação que se estabelece entre o sujeito (aquele que quer saber, que tem curiosidade, indagações) e o objeto (aquilo que se quer conhecer, que guarda um enigma, que precisa ser desvendado). A maneira como o sujeito irá revelar esse objeto é que se manifesta em diferentes tipos de conhecimento. Sobre os tipos de conhecimento, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.

( ) O conhecimento científico foi aquele que deu possibilidade aos seres humanos de romper com os mitos, o místico, o sobrenatural e constatar que é possível encontrar respostas racionais, com base na demonstração e na prova.

( ) O conhecimento filosófico foi herdado de maneira acrítica, não temática e, por isto, ingênua; podendo conter compreensões errôneas, acarretadas por conclusões induzidas pela repetição frequente de um dado.

( ) No conhecimento científico, as certezas são intuitivas e pré-críticas, está mais sujeito a erros nas deduções.

( ) O senso comum aceita as verdades instituídas – porque sempre foi assim ou porque sempre se ouviu dizer que é assim – e a filosofia indaga os motivos de as pessoas aceitarem o que está instituído.

Alternativas:

a)

V – F – F – V

Alternativa assinalada

b)

V – F – F – F

c)

F – F – V – V

d)

V – V – F – V

e)

F – F – F – V

Explicação:

Perguntas interessantes