São múltiplos os motivos para ler: reter uma informação, aprender sobre assunto, aprofundar um conhecimento, formar uma ideia geral, saber do que trata um livro, prazer, lazer etc. Foucambert (1976) apud Colomer e Campos (2002, p. 48) caracteriza as diferentes maneiras de ler, dividindo-as em:
I. Leitura silenciosa integral II. Leitura seletiva III. Leitura exploratória IV. Leitura lenta V. Leitura informativa Relacione os conceitos de leitura acima com a caracterização que se segue: ( ) produzida em saltos, para encontrar uma passagem, uma informação determinada. ( ) para desfrutar dos aspectos formais do texto, para recriar suas características, inclusive fônicas, ainda que seja interiormente. ( ) orientada por um propósito de ordenação ou para extrair uma vaga ideia global. Caracteriza-se pela combinação de leitura rápida de algumas passagens e de leitura atenta de outras. ( ) quando se lê um texto inteiro com o mesmo tipo básico de atitude leitora, por exemplo, a leitura de um romance ou um livro de ensaio. ( ) de busca rápida de uma informação pontual, como um telefone em uma lista, um ato de um programa, uma palavra em um dicionário, etc. Qual das alternativas relaciona corretamente as duas colunas
a). ( ) I, V, III, IV, II. b). ( ) III, IV, II, I, V. c). ( ) V, III, II, IV, I. d). ( ) II, V, IV, III, I. e). ( ) I, V, II, IV, III
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
b). ( ) III, IV, II, I,
As diferentes formas de leitura acima compreendem diferentes maneiras de obter as informações de um texto, conforme os interesses do leitor, alinhados ao tempo disponível de leitura.
Diante disso, para que sejam efetivas é preciso que os leitores tenham obtido com êxito o processo de letramento, uma vez que fundamentam-se em práticas de interpretação e entendimento, de uma forma geral.
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás