São múltiplas as formas de conhecimento com as quais tomamos contato ao longo da vida, sendo que Mariano (2020) dedica uma seção específica de seu material didático para tratar exclusivamente do pensamento mítico, que é responsável pela produção de elementos (os mitos) que configuram o entendimento, a organização e a estruturação de sociedades, em maior ou menor medida, pois conferem significado a aspectos de nossa vida social. MARIANO, Rubem Almeida. Filosofia. Maringá, PR: Unicesumar, 2020. Acerca do pensamento mítico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O pensamento filosófico é importante para que determinados mitos não construam interpretações erradas sobre a vida em sociedade. PORQUE II. Um mito pode ser socialmente ruim se produzir uma crença completamente dissociada de questionamentos, portanto, sem reflexão por parte do indivíduo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é um proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é um proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1
Acerca do pensamento mítico, a opção correta é: Alternativa 1: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O pensamento mítico
Como tradição passada por gerações, o pensamento mítico se encarregava de apaziguar e explicar muitos fenômenos da natureza e mesmo do comportamento humano. Entretanto, o questionamento racional permitiu que um novo saber, baseado na observação dos fatos, desse início a um novo entendimento da realidade: a filosofia.
Como questionamento reflexivo e racional, a filosofia se volta para as construções míticas que ainda ocorrem no mundo e que podem refletir pouca reflexão dos indivíduos. Como exemplo podemos citar mitos que perpetuam ideologias, como o mito da raça pura e mesmo o mito da ciência.
Aprenda mais sobre O pensamento mítico em: brainly.com.br/tarefa/532283
#SPJ2