São muitos os enfoques sobre barreiras à entrada na literatura de Economia Industrial. Todos têm em comum a ênfase conferida ao longo prazo e a concorrência potencial como base teórica para o conceito. Qualquer fator que impeça a livre mobilidade do capital para a indústria no longo prazo e, consequentemente, torne possível a existência de lucros supranormais permanentes nessa indústria, constitui barreiras à entrada. Porém, Joe Bain (1958), paralelamente como outros autores de sua época, buscaram sistematizar definições mais operacionais sobre o termo “barreiras à entrada”.
Adaptado de KUPFER, D. HASENCLEVER, L. Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. [p. 81].
Analisando as alternativas abaixo, indique aquela que mais se aproxima da definição proposta por Joe Bain sobre o conceito de “barreiras à entrada”.
Alternativas
Alternativa 1:
Ocorrem barreiras à entrada simplesmente pelo fato das empresas estabelecidas já existirem.
Alternativa 2:
As barreiras à entrada são explicadas pela existência de distorções na alocação de recursos do ponto de vista social.
Alternativa 3:
As barreiras à entrada ocorrem porque existe um diferencial de lucratividade entre as empresas estabelecidas e as entrantes.
Alternativa 4:
Condição que permite que as empresas estabelecidas possam praticar preços superiores ao competitivo sem atrair novas empresas.
Alternativa 5:
Existem quando há custos operacionais para as empresas entrantes que não existiam para as empresas já estabelecidas quando entraram no mercado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: Alternativa 4
fatimavensep0cf0l:
Concordo que seja a alternativa 4.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás