São muitas as críticas sobre as práticas de alfabetização instrumentais que tratam a língua como um código e não possibilitam aos alunos o seu pleno desenvolvimento como leitores e escritores de uma língua rica e dinâmica que se constitui na interação entre os sujeitos sociais.
Desde meados da década de 1980, com a chegada das ideias construtivistas, que os professores estão discutindo e refletindo sobre a alfabetização e o letramento. Contudo, para caminhar do velho ao novo paradigma ainda há muita resistência dos docentes, o que acaba por causar problemas na formação dos alunos.
Tendo em vista a problemática apontada, analise as assertivas abaixo, considerando a correta relação destas com a mudança de paradigma vivenciada na alfabetização.
Os professores mais resistentes não se sentem seguros no trabalho com metodologias pouco diretivas por não poderem controlar a aprendizagem dos alunos.
A escola oferece poucas oportunidades para que seus alunos vivam eventos significativos de lecto-escritura, produzindo um analfabetismo de resistência.
Práticas instrumentais são evidenciadas por exercícios estéreis que impulsionam os alunos a odiarem a escola e a rejeitar o conhecimento.
Apesar das críticas a alfabetização instrumental tem contribuído para que nenhuma criança seja marginalizada pelo sistema.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
a.
I, II e IV, apenas
b.
II, III e IV, apenas
c.
I, II e III, apenas
d.
III e IV, apenas
e.
I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
I, II e III
Explicação:
acertei na avaliação
Perguntas interessantes
Ed. Moral,
5 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás