História, perguntado por ArmandoChaves2630, 11 meses atrás

São mais ou menos constantes as queixas dos bispos e dos clérigos sobre a manutenção das práticas pagãs no mínimo até o século X. Um conjunto de práticas pagãs se mantém quase intacto, sem levar em conta festas públicas pagãs como a de 1° de janeiro, que sobreviveu durante muito tempo. (Adaptado de Michel Rouche, "Alta Idade Média Ocidental", em Paul Veyne (org.), História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.504.) Assinale a alternativa correta. a) A crítica à institucionalização da Igreja, com a consolidação da hierarquia em torno do papa e dos bispos, teve sua principal manifestação na manutenção de práticas pagãs. b) As práticas pagãs eram costumes de origem popular respeitados pelas ordens religiosas, como os beneditinos, mas criticados pelos bispos e pelo clero tradicional. c) A diversidade de práticas religiosas era frequente na Alta Idade Média, apesar dos esforços institucionais do alto clero católico em combater as crenças populares e defender a unidade religiosa na Europa. d) A presença do cristianismo não significou o desaparecimento de todas as práticas religiosas consideradas pagãs, pois algumas delas foram toleradas pela Igreja, como o sabá e as festas populares.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
16
Olá, tudo bem?

A alternativa correta é a C.

Apesar de ter sido a religião oficial durante o fim do Império Romano do Ocidente, o cristianismo ainda era permeado por celebrações pagãs, a contragosto dos clérigos. A população não tinha deixado de lado totalmente as suas crenças e festejos de origem pagã, por isso cada vez mais surgiram institutos da Igreja para impedir esse tipo de crença, como a Inquisição.

Espero ter ajudado!
Respondido por vitalgabriel90
0

Resposta:

letra C --> a diversidade de praticas religiosas era frequente na alta idade media, apesar dos esforços institucionais do alto clero católico em combate as crenças populares e defender a unidade religiosa na Europa.

Perguntas interessantes