São dados dois fios de cobre de mesma espessura e uma bateria de resistência interna desprezível em relação às resistências dos fios. O fio A tem comprimento c e o fio B tem comprimento 2c. Inicialmente, apenas o fio mais curto, A, é ligado às extremidades da bateria, sendo percorrido por uma corrente I. Em seguida, liga-se também o fio B, produzindo-se a configuração mostrada na figura a seguir. Nessa nova situação, pode-se afirmar que: *
a corrente no fio A continua igual a I.
a corrente no fio A é maior do que I.
as correntes nos dois fios são iguais.
a corrente no fio B é maior do que I.
a soma das correntes nos dois fios é I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para responder à pergunta, deve-se lembrar que a corrente elétrica depende inversamente da resistência elétrica, o que é dado pela Lei de Ohm: V=Ri ----> i=V/R. A tensão aplicada aos dois fios é a mesma, uma vez que eles estão conectados em paralelo. logo, para definir qual corrente é maior, devemos nos atentar ao valor da resistência de cada fio. A resistência do fio pode ser calculada como R=(p*L)/A, sendo p a resistividade do material constituinte do fio, L o comprimento do fio e A a área de seção reta (espessura). Nesse caso, tanto p quanto A são iguais aos dois fios. Logo, apenas o comprimento é diferente. Como o fio b tem comprimento duas vezes maior que o fio A, a resistência do fio B será duas vezes maior. Portanto, a corrente que percorre o fio b será duas vezes menor que a do fio A.
Dada a conexão em paralelo, quando o fio B é conectado,a mesma tensão continua aplicada ao fio A. Logo, a corrente que passa nesse fio é constante e vale I. Assim, a corrente no fio B será I/2.
Portanto, a primeira opção é a correta!!