São críticas dirigidas à igreja católica no final da idade média a) a expansão da fé cristã ao novo mundo. B) a fé cristã, buscando-se espaço para demais cultos. C) a noção heliocêntrica, como alertava giordano bruno. D) a ausência de observação da natureza e experimentação. E) a autoridade do papa e a venda de objetos sagrados
Soluções para a tarefa
As críticas dirigidas à Igreja Católica ao final da Idade Média envolviam a autoridade papal e a venda de objetos considerados sagrados (resposta correta letra E).
Catolicismo ao final da Idade Média
Ao final da Idade Média, a autoridade papel começou a ser questionada por contas das interferências dos mais diversos reinos.
Os papas eram responsáveis por autorizar casamentos reais entre primos (o que era frequente em famílias reais), possuíam um terço de territórios produtivos, eram a autoridade suprema entre todos os governantes, administravam um fortuna acumulada pela igreja.
O nascimento do território brasileiro foi iniciado antes da chagada dos portugueses. Em 1493, a bula Inter Coetera foi emitida pelo papa Alexandre VI (papa espanhol da família Bórgia) e fragmentava as novas terras em descobrimento na América, destinando à Portugal apenas a parte mais oriental do nordeste brasileiro, privilegiando o Reino de Castela e Aragão (hoje Espanha) dos reis católicos.
A bula papal de 1493 foi posteriormente substituída pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494.
Além disso, a venda de objetos considerados sagrados demonstravam a corrupção extrema daquele período, como na venda de indulgências.
Para mais informações sobre bula Inter Coetera e o Tratado de Tordesilhas, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51198481