História, perguntado por WillianHeinzLeite, 7 meses atrás

São Bento, fundador da ordem beneditina é considerado o pai do mosteiro ocidental. No século V ele criou as regras de funcionamento dessa ordem, onde destacamos:

A ociosidade é inimiga da alma; por isso, em

certas horas devem ocupar-se os irmãos com

o trabalho manual, e em outras horas com a

leitura espiritual. [..]

Se, porém, a necessidade do lugar ou a pobreza exigirem que se ocupem,

pessoalmente, em colher os produtos da terra, não se entristeçam por isso, porque então são verdadeiros monges se vivem do trabalho de suas mãos, como também os nossos Pais e os Apóstolos.

(ACESSO EM 18/06/2020)

Considerando o texto acima e seu conhecimentos sobre o tema, é correto:

A) em harmonia com os valores da época, o trabalho era uma atividade restrita aos camponeses, sendo exclusivamente esses responsáveis em manter materialmente os mosteiros.

B) cumpridores de seus desígnios religiosos, os monges deveriam ter uma vida voltada exclusivamente à oração, pois só ela garantiria a salvação espiritual de cada e da sociedade.

C) para os monges, assim como os demais membros da sociedade medieval, aquele que trabalhava e fosse esforçado teria garantido, por seu próprio mérito, a ascensão social.

D) a valorização do trabalho, inclusive o manual, como forma de distanciar os monges da ociosidade e garantir a própria subsistência, destoava dos valores da época, que valorizava as atividades dos nobres e desvaloriza quem se dedica à produção.​

Soluções para a tarefa

Respondido por LZGLENDA782
35

Resposta: A alternativa correta é a D.

Explicação: No feudalismo, o prestígio social não estava relacionado a quem cultivava os campos ou produzia artefatos, mas sim às atividades de cavalaria (dos nobres) e à propagação da fé (clero). O documento se afastava dessa orientação ao recomendar trabalho manual aos monges;

Espero ter ajudado, bons estudos!!!

Respondido por viniciusagg2010
0

Resposta:

d

Explicação:

gabarito explicas

Perguntas interessantes