São anticorpos produzidos pelo sistema imunitário como resposta específica aos agentes infecciosos (antígenos), caso aconteça uma falha na barreira primária. Um corte na pele pode permitir a entrada de bactérias nesse ferimento, por exemplo.Esse tipo de mecanismo não tem ação imediata, isto é, há um tempo entre a invasão do antígeno e a resposta imunitária que o organismo desencadeia para combatê-lo. Qual das defesas a citação acima estar se referendo? *
A)DEFESAS IMUNITARIAS,PRIMARIAS OU INATAS
B)AS DEFESAS IMUNITARIAS SECUNDARIAS OU ADQUIRIDAS
ME AJUDEM URGENTEEEE
Soluções para a tarefa
O sistema imune, também chamado de sistema imunitário, é um conjunto de fatores celulares e acelulares que trabalham em conjunto para manter a homeostase do corpo ao destruir agentes estranhos.
A alternativa que melhor contempla a citação do texto é a B: Defesas imunitárias secundárias ou adquiridas.
Sistema imune
Para conseguir fazer essa defesa do organismo, o sistema imune conta com algumas subdivisões importantes que permitem uma resposta bastante eficaz contra os agentes estranhos. São as chamadas defesas primárias e secundárias, ou ainda respostas inatas e adaptativas.
Defesa primária
A defesa primária é composta por células conhecidas como fagócitos, como monócitos e neutrófilos, que atuam na linha de frente tentando conter e neutralizar o invasor o mais rápido possível, e estão sempre de prontidão para agir no primeiro sinal.
Esse tipo de defesa nasce com você, e não consegue manter nenhuma memória dos invasores que ela encontrou, o que se torna uma desvantagem, já que as respostas que ela produz são bastante generalistas e ela não se torna melhor em enfrentar agentes já conhecidos.
Defesa secundária
A defesa secundária é composta por uma mistura de células, em especial os linfócitos, e de proteínas, em especial os anticorpos. Esse tipo de defesa é mais demorado, e precisa de tempo para conseguir se articular mas, em compensação, consegue produzir uma resposta muito eficaz e bastante específica contra o agente invasor, de forma a causar o máximo de dano possível contra esse agente.
Esse tipo de defesa não vem de nascimento e precisa ser construída conforme novos agentes vão invadindo o organismo, mas ela consegue manter memória de cada um dos invasores e já vai estar pronta para destruir com rapidez e eficiência ele caso apareça novamente.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4819892
Bons estudos!