História, perguntado por bem9918, 9 meses atrás

sao 3 perguntas, me ajudem pfv
a) explique com suas palavras o conceito iluminista de "razao"
b)explique com suas palavras a noçao iluminista de "todos sao iguais perante a lei"
c)quais os elementos importantes da vida e da obra de Adam Smith

Soluções para a tarefa

Respondido por giuliapredebom
0

Várias pessoas defendem que a Idade Média era um período de trevas e escuridão, pois o indivíduo não era valorizado nem seus pensamentos e vontades, ideias, sentimentos etc. Tudo o que importava durante esse período na Europa era a Igreja, a posse de terras/ riqueza e o trabalho (percebe? Clero, Nobreza e Plebeus). Com o surgimento do Iluminismo (luzes, para Jean Jacques Rousseau era a palavra, as ideias, os sentimentos, a consciência moral e a razão, que era o conhecimento), passaram a defender que as relações sociais deveriam ser regidas pela razão/ conhecimento/ saber, assim como antes era regida pela fé/ teocentrismo/ crer.

Rousseau também defendia que o ser humano sem a sociedade tem uma essência, o homem natural/original (ser humano é idios- não tem conhecimento, mas livre e feliz, feliz por não criar expectativas nem quebrá-las e livre -a presença de outro nos constrange) é "uma espécie de animal tranquilo, movido por poucas necessidades, indiviso, sem coerção (obrigação) e, consequentemente, feliz, ligado apenas ao presente", palavras dele. Por isso, defende que a essência comum deveria ser valorizada e protegida pelos Direitos Naturais que trazem a felicidade e liberdade, já que todos têm a mesma essência, e isso é inalienável (não pode ser suprimido). De acordo com ele, a única função do Estado é garantir que cada ser humano tenha os seus Direitos.

Adam Smith era um filósofo e um economista que nasceu em meio a grandes revoluções nas maneiras de pensar. Como economista, percebeu que o valor de troca é dado quando se há um consenso entre o comprador e o vendedor, e passou a criticar as intervenções do Estado na economia. Ou seja, defende o não intervencionismo do Estado na Economia, pois o interesse do indivíduo é o interesse do coletivo ( a auto-regulação do mercado). Todo esse pensamento pode ser tirado de sua principal obra " a causa da riqueza das nações" de 1776.

Perguntas interessantes