História, perguntado por mahbolinho2431, 5 meses atrás

Santuário nacional da umbanda agora é patrimônio cultural imaterial do estado de são paulo o santuário nacional da umbanda, de santo andré, foi registrado como patrimônio cultural imaterial após decisão do conselho de defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico e turístico do estado de são paulo (condephaat). O registro foi homologado pelo secretário de cultura e economia criativa [. ] no dia 21 de dezembro de 2019, no diário oficial do estado de são paulo. Esse registro prevê a proteção do perímetro do santuário e das áreas de referências para as práticas religiosas – todos os locais sagrados dentro do vale dos orixás, e destaca ainda: "que o santuário nacional da umbanda se configura como um espaço de referência para as práticas umbandistas, sendo historicamente utilizado para este fim desde a década de 1960, antes mesmo da existência de uma estrutura para tanto; que a história de formação e desenvolvimento do santuário é um importante capítulo da história de formação da umbanda em são paulo; que o local congrega em seu espaço as práticas de diversos terreiros de umbanda do estado de são paulo em um único lugar;" [. ] com base nesse texto, o registro do santuário nacional da umbanda como patrimônio imaterial representa a importância da diversidade cultural desse local no estado. Interferência dessa religião na organização do estado. Padronização de crenças religiosas no estado. Relevância europeia para a cultura do estado. Valorização de uma cultura de elite no estado

Soluções para a tarefa

Respondido por chanlozin
0

Resposta:

letra d

Explicação:

fiz e tava certa

Respondido por Guimasf
0

O Santuário Nacional da Umbanda foi tombado como patrimônio cultural imaterial por sua importância cultural e religiosa para São Paulo e a cultura nacional. Representa a importância da diversidade cultural. Letra A.

Patrimônio imaterial:

  • é aquele que se relaciona com a maneira como diferentes grupos se expressam.
  • práticas, representações, expressões, conhecimentos, técnicas, lugares culturais, artefatos, objetos e instrumentos que são parte do patrimônio cultural de um grupo, comunidade ou indivíduos.

Patrimônio Material:

  • conjunto de bens materiais móveis e imóveis que por vinculação à história do país, à importância étnica, arqueológica ou artística, devem ser preservados. São de interesse público.
  • podem ser cidades históricas, coleções arqueológicas, sítios arqueológicos, acervos museológicos, e outros.

Santuário Nacional da Umbanda:

  • é um espaço da Mata Atlântica reivindicado e recuperado pelos seus frequentadores.
  • é reservado aos praticantes das religiões afro-brasileiras, sobretudo a Umbanda;
  • nessas religiões, as entidades estão ligadas diretamente à elementos naturais;
  • há muitas décadas o local é usado para a prática das religiões afro-brasileiras;
  • local rico para a preservação da cultura africana e afro-brasileira;
  • restaurou e preserva a natureza do local.
  • as religiões de matriz africana desempenham papel social importante nos locais que estão inseridas.
  • é importante para a preservação das tradições culturais de diferentes grupos étnicos.

Já o Espiritismo foi trazido da Europa, durante o Império. O Espiritismo estava em alta na França, que exercia forte hegemonia no imaginário das elites brasileiras. Foi ganhando espaço nas elites, naquele período, como uma alternativa às religiões afro-brasileiras.

Leia mais sobre o Espiritismo:  https://brainly.com.br/tarefa/36604426

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes