História, perguntado por limduda, 11 meses atrás

Santos Dumont (1873 – 1932) não teria sido o inventor do avião se não tivesse abandonado a sua pachorrenta Palmira, no final do século XIX, e se transferido em 1892 para Paris. Ali teve acesso a todo conhecimento acumulado pela civilização ocidental. Em Palmira, o seu cérebro privilegiado poderia talvez realizar outras invenções, como por exemplo um eixo mais aperfeiçoado para carros de bois, mas jamais teria tido a oportunidade de proporcionar à humanidade a capacidade da locomoção aérea (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p. 46).



A partir do contexto descrito acima, é CORRETO afirmar que

A)
a cultura é uma herança genética que determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações.

B)
o homem age sem a influência de seus padrões culturais, pois os seus instintos é que determinam todo o seu processo evolutivo.

C)
a cultura do indivíduo é definida por suas atitudes geneticamente determinadas.

D)
a cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações.

E)
o homem modifica o seu aparato biológico para viver em diferentes ambientes ecológicos, pois a cultura não é adaptável em nenhum ambiente

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6

De acordo com as ideias presentes no texto, é correta a alternativa D, já que a ideia é que Santos Dumont, se não estivesse em uma grande metrópole europeia, não conseguiria dispor dos conhecimentos técnicos que o permitiram fazer as suas invenções.

Deste modo, as realizações de uma pessoa estão mais ligadas com os fenômenos culturais que com qualquer ideia biológica ou genética, já que a cultura é responsável pelo modo como os homens interagem com o mundo, oferecendo ou impedindo uma série de oportunidades.

Perguntas interessantes