Santomé (2013) afirma que um modelo pedagógico preocupado em enfrentar os mais diversos tipos de justiça social que se tem denunciado obriga à adoção de uma filosofia de educação multicultural crítica, cuja proposta tem como compromisso:
Soluções para a tarefa
d) I, II, III, IV e V.
RESPOSTA CORRETA
Todas as afirmativas fazem parte do compromisso que o autor elencou, com a perspectiva filosófica da educação multicultural crítica. Uma vez que se faz necessário:
a) contribuir para o reconhecimento público dos grupos oprimidos, lutando contra seu silenciamento ou a denigração das pessoas que os integram; esclarecendo como sua situação é consequência da imposição autoritária de determinada história preconceituosa, de discursos que somente exaltam a cultura dos grupos dominantes;
b) promover a tolerância e o respeito mútuo como valores idiossincráticos da cidadania democrática;
c) facilitar a compreensão das situações de exclusão e marginalização social, destacando como as estruturas econômicas, sociais e políticas geram e reproduzem tais situações, à medida que beneficiam certos grupos e prejudicam outros;
d) compreender que vivemos em uma sociedade racista, ou seja, que as estruturas econômicas, políticas, culturais e ideológicas de nossas comunidades favorecem mais a quem pertence à determinada raça, a branca ou caucasiana.
e) para enfrentar a política e cultura da desigualdade, é preciso desmontar de maneira contundente todas as ideologias preconceituosas, especialmente as de cunho biológico, que impossibilitam a análise e o questionamento dos modelos de funcionamento de cada sociedade, suas estruturas políticas, econômicas, culturais, militares e religiosas.
Resposta:d) I, II, III, IV e V.
Explicação:
Todas as afirmativas fazem parte do compromisso que o autor elencou, com a perspectiva filosófica da educação multicultural crítica. Uma vez que se faz necessário:
a) contribuir para o reconhecimento público dos grupos oprimidos, lutando contra seu silenciamento ou a denigração das pessoas que os integram; esclarecendo como sua situação é consequência da imposição autoritária de determinada história preconceituosa, de discursos que somente exaltam a cultura dos grupos dominantes;
b) promover a tolerância e o respeito mútuo como valores idiossincráticos da cidadania democrática;
c) facilitar a compreensão das situações de exclusão e marginalização social, destacando como as estruturas econômicas, sociais e políticas geram e reproduzem tais situações, à medida que beneficiam certos grupos e prejudicam outros;
d) compreender que vivemos em uma sociedade racista, ou seja, que as estruturas econômicas, políticas, culturais e ideológicas de nossas comunidades favorecem mais a quem pertence à determinada raça, a branca ou caucasiana.
e) para enfrentar a política e cultura da desigualdade, é preciso desmontar de maneira contundente todas as ideologias preconceituosas, especialmente as de cunho biológico, que impossibilitam a análise e o questionamento dos modelos de funcionamento de cada sociedade, suas estruturas políticas, econômicas, culturais, militares e religiosas.