Santo Agostinho no século IV desenvolve novas teorias sobre Fé x Razão fortalecendo os fundamentos da Ética Cristã: o Teocentrismo (visão transcendente do mundo); Valorização da subjetividade e as Virtudes Cristãs (-cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança; -teologais: fé, esperança e caridade). E com ele surgimento de uma nova filosofia: a Filosofia Cristã que retoma o pensamento de Platão para sustentar os modelos teológicos da época, surgindo assim uma relação entre filosofia e religião. Essa nova filosofia é denominada de: *

Teologismo
Escolástica
Patrística
Helenismo
Cristianismo
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Boa noitee !! :D
Resposta correta: Patrística
Vamos entender o porquê ..
- Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo. Além disso, ele focou no desenvolvimento do conceito de “pecado original” e do “livre arbítrio” como forma de livrar do mal. A “predestinação divina”, associada à salvação dos homens pela graça divina, também foi um dos temas explorados por Agostinho.
- Acreditava na fusão da fé (representada pela Igreja) e da razão (representada pela Filosofia) para encontrar a verdade. Ou seja, as duas poderiam trabalhar juntas, cuja razão auxiliaria a busca da fé, que por sua vez, não poderia ser atingida sem o pensamento racional.
Perguntas interessantes