Direito, perguntado por linykerreis15, 9 meses atrás

Santo Agostinho, em sua obra "A Cidade de Deus", afirmava que o homem jamais poderia alcança a salvação porque nasce maculado com o mal original e deste durante toda a sua vida não conseguirá se redimir. Santo Agostinho entendia que a cidade dos homens era toda tomada pelo pecado e que a perfeição existia somente na vida "nos céus", ou seja, A Cidade de Deus. Assinale a alternativa que estabelece corretamente qual foi o pensador da antiguidade grega que influenciou a concepção de justiça e existência de Santo Agostinho:

a) Platão
b) Sócrates
c) Aristóteles
d) Cícero
e) Agostinho de Hipona

Soluções para a tarefa

Respondido por jocabale
11

Resposta:

Alternativa "a": Platão.

Explicação:

Santo Agostinho (354 d.C. a 430 d.C.), que foi bispo na cidade africana de Hipona (na atual Argélia), foi também um dos maiores filósofos e teólogos de todos os tempos. Sua filosofia possuía forte influência da tradição platônica. Na verdade, Agostinho realizou a primeira grande sistematização do pensamento cristão, incorporando as ideias de Platão ao cristianismo. Seu sofisticado pensamento serviu como base para toda a teologia cristã ocidental.

A teoria das ideias de Platão surge originalmente para responder o questionamento sobre a possibilidade do conhecimento. Na base da teoria, está a distinção entre aquilo que ele chama de mundo sensível e o mundo das ideias. Enquanto o mundo das ideias consiste nas formas perfeitas, eternas e imutáveis das coisas, o mundo sensível não passa de mera aparência imperfeita do mundo das ideias. Com efeito, o conhecimento das coisas não estaria nelas mesmas, mas no seu correspondente no reino superior das ideias.

Para adaptar a teoria das ideias ao cristianismo, a estratégia de Agostinho consiste em substituir o que Platão chama de mundo das ideias pela figura divina. Assim, a verdade não estaria nas aparências do nosso mundo físico, mas em Deus. Nesse contexto, tal qual as ideias platônicas, Agostinho entende que Deus é perfeito, eterno e imutável. Além disso, ele considera que Deus é a causa de toda a existência.

Perguntas interessantes