Santo Agostinho, bispo de Hipona, é considerado o grande mestre da Idade Média. Ele elaborou o primeiro sistema completo do pensamento cristão, que nasceu como resultado das controvérsias que surgiram ao tentar definir a verdadeira doutrina cristã. Começou essa tarefa depois da sua conversão, em 386 d.C. Em um esforço incessante para esclarecer o significado correto dos conceitos cristãos, Santo Agostinho determinou a terminologia da Filosofia cristã predominante até o século XIII. SANTANDER, Pablo. Ciências Humanas e Sociais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Sobre as controvérsias as quais Agostinho refutou em seus escritos, a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: I. Agostinho condenou positivismo de Augusto Comte por desconsiderar a existência de Deus e das realidades metafisicas. II. Agostinho combateu o Pelagianismo, que assumia que o homem poderia fazer o bem por si mesmo, rejeitando, assim, o pecado original. III. Agostinho refutou o maniqueísmo, que admitia a existência de dois princípios originais no mundo em luta permanente, Ormuz (leve, bom) e Ariman (escuro, mal), ambos presentes no homem por meio da alma corpórea. IV. Agostinho refutou o donatismo, que defendia a separação total e absoluta da Igreja e do Estado. De acordo com ele, os sacerdotes que colaboraram com o Estado perderam sua pureza e não poderiam administrar os sacramentos. Assinale a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
F, V, V, V.
FALSA I. Agostinho condenou positivismo de Augusto Comte por desconsiderar a existência de Deus e das realidades metafisicas.
VERDADEIRA II. Agostinho combateu o Pelagianismo, que assumia que o homem poderia fazer o bem por si mesmo, rejeitando, assim, o pecado original.
VERDADEIRA III. Agostinho refutou o maniqueísmo, que admitia a existência de dois princípios originais no mundo em luta permanente, Ormuz (leve, bom) e Ariman (escuro, mal), ambos presentes no homem por meio da alma corpórea.
VERDADEIRA IV. Agostinho refutou o donatismo, que defendia a separação total e absoluta da Igreja e do Estado. De acordo com ele, os sacerdotes que colaboraram com o Estado perderam sua pureza e não poderiam administrar os sacramentos.
Explicação:
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