Sandra é uma estudante de graduação da área da educação física e está estudando a respeito do sistema ósseo. Durante seu estudo, a aluna lembrou que no ano anterior sua avó materna havia sofrido uma queda e fraturado o osso da coxa, denominado fêmur. Na época a gravidade da fratura foi atribuída à queda juntamente com a presença de um quadro de osteoporose. Curiosa com a relação do conteúdo que estava estudando e um fato familiar recente, a aluna procurou saber mais a respeito do fêmur e sua estrutura. Sandra encontrou as seguintes informações:
I. O fêmur é classificado como um osso longo, pois apresenta o comprimento menor do que sua espessura e largura.
II. O fêmur faz parte, juntamente com os demais ossos do membro inferior, do esqueleto apendicular.
III. Internamente, na região da diáfise, o fêmur apresenta um canal denominado canal medular, no qual encontramos a medula óssea vermelha.
Considerando os achados apresentados pela aluna, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa I está correta.
b)
Apenas a afirmativa II está correta.
c)
Apenas a afirmativa III está correta.
d)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
O fêmur é um osso longo por ter o comprimento maior do que a largura assim como úmero, o rádio e a tíbia, que são todos ossos longos do esqueleto apendicular (alternativa E).
A recuperação de um osso:
Os ossos longos são mais susceptíveis a fratura, isso porque eles estão mais expostos e possuem menor resistência a tração e torção.
Quando osso é fraturado, a formação do calo ósseo é importante para soldar os ossos e para restabelecer a circulação e a inervação correta, apesar de que nunca mais irá voltar a ser a mesma, mas pode ser recuperado de forma satisfatória.
Justamente por conta do calo ósseo é que é preciso fixar o osso no lugar correto para evitar deformações na hora da remodelação.
Venha estudar mais sobre o tecido ósseo em:
https://brainly.com.br/tarefa/22658821