Samba da Bahia
Samba carioca (Rio de Janeiro)
Samba Paulista (São Paulo)
1. Os Ritmos de samba das Regiões citados acima.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Samba da Bahia:
O samba é resultante de estruturas musicais europeias e africanas, mas foi com os símbolos da cultura negra brasileira que o samba se alastrou pelo território nacional, tornando-se uma das principais manifestações culturais populares do Brasil. Tal é a sua importância, que no dia 2 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Samba, em homenagem a este que é um dos ritmos mais tradicionais do Brasil.
Na Bahia, em especial, alguns dos nomes que levaram o samba baiano a destaque no cenário nacional foram Riachão, Gordurinha, Batatinha, Tião Motorista, Walmir Lima, Panela, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Roque Ferreira e Ederaldo Gentil. Da nobreza do samba às suas vertentes contemporâneas, o gênero musical foi a origem dos três principais ritmos tocados nos nossos carnavais: o axé, o pagode baiano e o samba-reggae.
Sua origem foi com o samba de roda, o samba de terreiro e batuque de umbigada, passando pelo partido-alto, bossa nova e samba-duro junino, até chegar ao samba misturado com outras vertentes do samba-choro, samba-funk, samba-rock.
Samba carioca:
A casa de Tia Ciata, mãe de santo e cozinheira, era o ponto de encontro dos artistas da comunidade que tocavam ritmos da mãe África e onde foi composto o primeiro samba gravado, em 1916: Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, como relata o livro A História do Carnaval Carioca, de Eneida de Moraes.
Samba paulista:
As primeiras manifestações do samba em São Paulo tiveram lugar no interior do estado. De acordo com o sambista Geraldo Filme, a origem do samba paulista teria acontecido em 1908 em rodas de samba de negros na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Há, porém, registros anteriores de festas com batucadas em senzalas localizadas em Piracicaba e Capivari que datam de 1722, segundo o pesquisador musical Tadeu Augusto Matheus, o T-Kaçula.
Resposta:
) O samba da Bahia foi influenciado pelos batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba paulista. Esta é uma afirmativa: *
Explicação: