Salve, salve 9° ano! Lembram daquele filme famoso que diz "parte da jornada é o seu fim"? Essa frase de Vingadores é muito verdadeira. E cá estamos finalmente finalizando nossa eletiva, estamos finalizando com chave de ouro com a presença do professor Saulo que conversou um pouco sobre seu povo, sua cultura e vivência. Agradeço demais por termos compartilhado essa jornada e fico feliz de podermos conversar sobre temas tão importantes. Esses dias fazendo minha caminhada para chegar ao CMSP, ouvi um rapaz falando "deveríamos ter feito igual os EUA, que mataram todos os seus índios (sic)" e eu fiquei pensando como é importante levarmos esse tema para as escolas para mudarmos essa visão que as pessoas ainda tem sobre as sociedades indígenas. Enfim, nossa tarefa de hoje é: 1) Assinale a alternativa INCORRETA, veja bem, incorreta, a errada! Segue abaixo aqueles vídeos opcionais e uma preparação para nossa última aula de PV (sim, PV e não eletivas, porque as eletivas terminam hoje). E vocês já sabem que em caso de dúvidas, sugestões e críticas estamos abertos. @andersonfelixsantos, qualquer coisa, chama a gente lá. Valeu e tmj!
coloquem a resposta por print por favor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO :)
Com relação aos eventos ocorridos, identificamos o que há de errado na alternativa, e entendemos o porquê ser importante levar esses assuntos para as escolas.
Podemos afirmar que a alternativa incorreta: Letra B)
Mistura de culturas
As diversas sociedades indígenas no Brasil tem sim como sua segunda língua o português, forma como acharam para se adaptar a invasão a sua terra e aos próximos eventos que aconteceram durante os anos, mas nenhuma deixou de lado sua língua materna.
Esse processo é definido por Peter Burke, em seu livro "Hibridismo Cultural", onde irá explicar que esse termo é o equivalente a um processo de mistura de culturas ao longo das diferentes épocas da história.
Modo de subsistência
Há sim tribos que ainda vivem na floresta e sua forma de subsistência vem da caça e do plantio, mas não só disso, também tem seus trabalhos fora das aldeias e não vivem apenas do que reproduzem em suas aldeias, como a questão nos leva a crer.
Muitos vivem nas cidades e isso não os torna não indígenas (lembrando que indígena é uma etnia e não um estilo de vida) trabalhando como professores, médicos, engenheiros, e vivendo suas vidas também como estudantes, assim como qualquer outro grupo étnico.
Risco às sociedades indígenas
É errôneo achar que as sociedades indígenas vivem pacificamente, além do preconceito diário que sofrem pela sociedade, muitas aldeias e terras indígenas são atacadas diretamente.
Como por exemplo por garimpeiros querendo ocupar e destruir a terra indígena para explorá-la, ou como pessoas questionando os direitos indígenas sobre suas terras e querendo retirar esses direitos.
- Acredito que sua pergunta de forma completa se fala sobre essa questão:
B) O povo indígena é formado por diversas etnias que se diferenciam apenas pela língua, algumas falando português e outras falando outros idiomas. Dessa forma, esses povos vivem nas florestas, plantando e caçando seus próprios alimentos, produzindo arte para ser vendida nos mercados próximos e buscando sobreviver de forma pacífica, pois atualmente as sociedades indígenas e não indígenas vivem pacificamente e não existem ameaças aos povos indígenas.
Aprenda mais sobre "Povos Indígenas" aqui: brainly.com.br/tarefa/44225833